3 Dicas para Evitar que os seus Pacientes Faltem

Não tem nada mais desestimulante para o médico do que ter pacientes que não comparecem, concorda comigo? Principalmente os particulares.

Acontece que o paciente marca um horário, a agenda fica bloqueada para ele, e no final, por algum motivo, ele não comparece. Isso causa sérios problemas de lucratividade e tempo.

Clique no link abaixo e assista ao vídeo: 3 Dicas para Evitar que os seus Pacientes Faltem.

Só nos EUA, no último ano, aproximadamente 6.780 milhões de pacientes não compareceram para realizar algum tipo de procedimento clínico ou cirúrgico pré-agendado. E isso, gerou uma “falta” de lucro de quase meio bilhão de dólares.

Infelizmente, a taxa de ABSENTEÍSMO de pacientes no Brasil é muito grande, ela é de aproximadamente 16%. Imagina o impacto que isso causa nas finanças de qualquer consultório.

Por isso, eu quero que você assista a um vídeo que eu gravei, no qual, eu falo sobre esse tema e abordo técnicas para amenizar esse problemão.

Nesse vídeo, eu não falo sobre as ferramentas que ajudam o paciente comparecer. Ferramentas como envio de SMS, Whatsapp, e-mail ou ligação. Preferi focar em aspectos psicológicos da comunicação entre consultório e paciente.

Ao longo dos últimos anos, tenho estudado o comportamento dos pacientes, então, fiz alguns testes nessa área e gostaria de compartilhar agora você.

3 Dicas para Evitar que os seus Pacientes Faltem

Comprometimento: Se eu me comprometo, eu faço!

A nossa palavra vale muito. Ninguém quer ficar com descredito após se comprometer em fazer algo, por isso, a tendência é fazer.

Fiz uma pesquisa recentemente com um grupo de pacientes, e nela, pude observar o seguinte: fazer o paciente se comprometer diminui o número de faltas. Mas, como?

A telefonista ou recepcionista deve sempre perguntar ao paciente se ele irá comparecer. Se ele disser SIM, a probabilidade que ele apareça é muito grande, pois, ele se comprometeu com algo, e não quer ficar em descrédito.

Por isso, basta conseguir um sim ativo e se possível, peça para ele garantir a sua presença.

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Reciprocidade: Se eu recebo um estímulo ou favor, eu quero retribuir!

Na nossa cultura, as pessoas estão acostumadas a retribuir favores recebidos. Receber um favor e não retribuir significa ficar com uma dívida eterna, pelo menos na cabeça de quem recebe.

É isso que acontece quando você estimula um paciente a comparecer ou quando você faz um favor direto ou indireto para ele. Geralmente, esse paciente se sente na obrigação de comparecer.

Em uma clínica eu fiz o seguinte teste, em toda a comunicação, nós deixávamos a seguinte mensagem para os pacientes: A cada 100 consultas realizadas, nós atendemos 1 paciente do Lar x. Ou seja, a clínica passou a atender gratuitamente pacientes idosos de um lar a cada 100 consultas realizadas.

Os pacientes quando era impactados por essa comunicação, se sentiam de alguma forma ligados a essa ação social, o que estimulava o seu comparecimento.

Sugiro que você faça o mesmo na sua cidade. Estimule uma meta e quando a meta for alcançada, atenda aqueles não têm condições. Não precisa divulgar. Faça isso apenas como uma ação social.

Escassez: Eu quero a última bolacha do pacote!

A escassez talvez seja o estímulo mais eficiente quando se deseja vender algo, alguém ou uma ideia. Ela é geralmente utilizada como a última bolacha do pacote, os últimos pares de sapato, as últimas horas da promoção etc.

E assim, a escassez se torna eficiente pois o ser humano deseja bem mais aquilo que é único ou escasso e que se encontra em pequenas quantidades.

Os pacientes acabam comparecendo mais aos consultórios quando lhe és avisado ou sabido que agenda daquele determinado especialista é muito concorrida e que se não for agora, talvez somente em três meses para reagendar um horário.

Assim sendo, o valor daquela visita significa mais para o paciente, pois ele deseja o lugar tão concorrido na agenda.

Espero que as técnicas de marketing sejam úteis para a saúde da sua agenda. O marketing é uma ciência que pode ajudar a carreira do médico.

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A técnica da medicina o especialista já executa com perfeição, porém, o que não se ensina na faculdade e nem na prática da profissão é como divulgar o seu trabalho de uma forma ética e captar mais pacientes.

A proposta do Médico Celebridade é bem simples: dar visibilidade ao médico e aos serviços prestados por ele e, portanto, alcançar e fidelizar mais pacientes.

Mesmo sendo essencial para se destacar no mercado concorrido que é o da medicina no Brasil, o marketing médico não é ensinado nas faculdades. Por isso, o médico encontra certas dificuldades para ter sucesso na carreira, dificuldades como atrair e fidelizar pacientes para o seu consultório.

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