5 Sinais que o Corpo do Médico Fala

Olá Doutor, boa noite!

Você sabia que um paciente está mais propenso a criticar o seu atendimento pela expressão dos seus olhos do que pelas palavras ditas por você?

Olhos, lábios, mãos, ombros, pés e postura dizem mais sobre você do que as suas próprias palavras.

Na rotina alucinante do médico, o volume de pessoas que ele se relaciona é muito grande, e não é de se espantar que dentre essas dezenas de pacientes alguns se sintam insatisfeitos com o atendimento do especialista.

Entretanto, geralmente o médico alega que agiu e explicou tudo e não sabe porquê o paciente ficou insatisfeito?!

Médico, o segredo de se relacionar muito bem com os pacientes pode não estar escondido nas palavras, e sim, em gestos e expressões.

Isso não significa que as suas palavras são em vão, aliás, a palavra do médico é uma das mais valorizadas na nossa sociedade.

Mas, hoje nos vamos falar sobre: comunicação não-verbal

Estudos revelam que 93% de toda comunicação humana é não-verbal. As expressões não-verbais são na sua maioria inconscientes, por isso, é fundamental que você as domine enquanto atende um paciente.

A psicóloga social Amy Cuddy (veja palestra no TED), afirma que a nossa postura não só pode mudar a opinião dos outros sobre nós, mas também influencia a visão que temos de nós mesmos.

O nosso objetivo é saber como a sua postura pode influenciar a satisfação dos seus paciente.

O fato é: Os seus pacientes te enxergam mais do que te ouvem.

Por isso, resolvi revelar alguns segredos da comunicação não-verbal para se você se comunicar com os seus pacientes de uma maneira positiva.

5 Sinais que o Corpo do Médico Fala

1. Olhos nos olhos: desviar o olhar ou não focar no paciente transmite desconfiança, desrespeito e desinteresse, por isso, mantenha o foco nos olhos.

2. Ombros e braços relaxados: cruzar os braços ou contrair os ombros transmite sinais de tédio, medo, desconfiança ou desaprovação, por isso, relaxe seus ombros e os seus braços com a intenção de demonstrar abertura ao paciente.

3. Tom de voz seguro: engasgar demais, alterar o tom de voz, falar muito baixo ou muito alto demonstra insegurança ou descontrole, por isso, mantenha um tom de voz claro e com um volume constante.

4. Sorria: um sorriso pode demonstrar a sua gentileza e o seu lado humano. Quando esse sorriso é acompanhado de um olhar nos olhos, então, ele transmite toda confiança que o paciente procura em um médico.

5. Atenção com as mãos e os pés: o que mais deixa um paciente insatisfeito é o fato de ele sentir que o médico está com pressa para fazer o atendimento ou que está mais interessado em outros assuntos como WhatsApp, futebol, novela etc.

Por isso, quando estiver em atendimento, tome cuidado com o bater acelerado dos seus pés que demonstram pressa, e com as inúmeras vezes que você checa o seu celular.

Suas mãos e os seus pés podem colocar tudo a perder!

Caso você tenha alguma experiência sobre comunicação não-verbal nos seus atendimentos, ou tenha algo para me falar e acrescentar sobre o tema, basta responder, ok?

Obrigado e tenha uma ótima semana de trabalho 🙂
Vitor Jaci

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