6 Elementos que Transmitem Autoridade ao Médico

Olá Doutor, tudo bem?

Será que os seus anos de experiência ou uma foto com alguma celebridade podem fazer com que o paciente confie no seu trabalho e lhe procure?

A maioria dos pacientes que irão marcar horário na sua agenda certamente confiam no seu trabalho, certo?

Afinal, é natural que o paciente confie no médico ou na clínica antes de se decidir, mesmo que ele não conheça o médico ou a clínica pessoalmente.

Eu sempre digo que no marketing médico existem três estágios decisivos para alcançar mais pacientes:

1. Conheço

2. Confio

3. Procuro

Por isso, principalmente ao se tratar de pacientes particulares ou dos que procuram por algum tipo de procedimento, a primeira e a segunda etapa deveriam receber uma atenção especial por conta do médico ou da clínica.

Eu fiz uma pesquisa com dezenas de pacientes para descobrir que elemento na comunicação online fez a diferença para gerar confiança no médico ou na clínica, e por consequência, fez com que o eles marcassem horário na agenda.

Em ordem, as respostas mais citadas:

1. Depoimentos;

2. Entrevista em programa de TV;

3. Anos de experiência;

4. Fotos com pacientes famosos;

5. Membro titular de associações;

6. Certificados.

Obtive respostas do tipo:

“procurei por determinada cirurgia na minha região e quando vi uma entrevista do médico no programa x de TV, notei que ele era competente.”

“no site eu vi que a clínica tinha mais de 30 anos e isso me deixou segura.”

“li dezenas de relatos sobre o médico e como todo mundo falava bem dele, e eu resolvi agendar a consulta.”

Quando um paciente procura por algum especialista na região dele, logo depois que ele encontrar esse especialista é natural que ele irá pesquisar sobre o médico na internet.

E, todos os elementos citados acima, deveriam fazer parte do site do médico ou da clínica, se não todos, pelo menos alguns deles.

Depoimentos: tiram o medo do paciente e fazem com que ele confie nas palavras de um terceiro que já teve a experiência com o médico.

Entrevista em programa de TV: gera autoridade ao médico, afinal, o paciente associa que se o médico foi entrevistado em um programa famoso, logo ele é competente.

Anos de experiência: transmitem bagagem suficiente na prática que logo é interpretado como competência.

Fotos com pacientes famosos: elevam o prestígio do médico e transmitem boa reputação.

Membro titular de associações: transferem a autoridade das associações ao médico, o que gera mais credibilidade.

Certificados: produzem a sensação de competência.

Na verdade, alguns desses elementos devem ser rigorosamente analisados antes de ser publicados. Para seguir as regas de ética e publicidade médico, por exemplo, o ideal é evitar depoimentos de pacientes e a auto-promoção. No final, tudo é uma questão de bom senso da sua parte.

Obs: É claro que nenhum desses elementos fazem mais pelo seu nome do que o conhecimento e a prática da medicina de qualidade. Ser um bom médico é fundamental, e não há entrevista ou certificado que transcenda a boa medicina.

Obrigado e tenha uma semana abençoada de trabalho 🙂

Vitor jaci

Deseja Atrair mais

Pacientes Particulares na sua Agenda?

Insira o seu e-mail principal e receba as minhas DICAS DE MARKETING MÉDICO EXCLUSIVAS