Avaliações e Reviews devem fazer parte da Estratégia do Marketing do Médico

Olá Doutor, tudo bem?

Quando um novo paciente decide agendar e utilizar o seus serviços, ele provavelmente irá digitar o seu nome ou nome da sua clínica no Google …

Quais informações ele irá encontrar?

1. Informações Institucionais (informações que você disponibiliza no seu site/mídias sociais sobre os seus serviços)

2. Informações Referenciais (informações que os outros pacientes escreveram sobre o seu serviço)

Até pouco tempo, era comum ouvir de médicos a expressão: “o meu paciente vem do boca-a-boca“.

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E, isso era verdade! A maioria da clientela que um médico formava no seu consultório era advinda de indicações de pacientes.

Porém, com a revolução da internet em larga escala e principalmente com as mídias sociais, o “boca-a-boca” foi e está digitalizado.

A transformação do marketing

O marketing está em transição! A transição do “eu falo sobre o meu serviço” para o “os pacientes falam sobre o meu serviço”.

Durante muito tempo a única preocupação que tínhamos ao implementar o marketing digital para o médico era a de construir sites, blogs e mídias sociais. Mas, os tempos mudaram.

Imagine, um novo paciente levará mais em consideração aquilo que você diz sobre o seu serviço ou o que os outros dizem sobre o seu serviço?

É inevitável mudar esse cenário! Atualmente, nós decidimos uma grande parte de nossos hábitos de compra baseados nas avaliações de outros consumidores.

As avaliações e os comentários são provas sociais e os pacientes levam em consideração esse tipo de gatilho.

Nós escolhemos os hotéis, os restaurantes, os bares, os carros, as atrações turísticas, os aparelhos eletrônicos, os móveis, os filmes e dezenas de outros produtos e serviços, todos baseados nas experiências de outros consumidores.

O potencial consumidor despende mais tempo nesses sites de avaliação do que nos próprios sites das lojas, restaurantes, hotéis etc.

Por essa razão, sites como o TripAdvisor é o melhor amigo de quem visita uma cidade/país novo, o Reclame Aqui de quem deseja pesquisar sobre uma empresa e o e-bit de quem deseja comprar um produto em loja virtual.

A cada dia, sites como esses se tornam um guia de compra e fazem a diferença na escolha do consumidor.

Até gigantes do e-commerce como a Amazon e a Americanas aplicam essa estratégia na hora de vender os seus produtos. Os seus clientes passam em média duas vezes mais lendo sobre as avaliações de outros clientes do que lendo sobre as características do produto.

A mesma coisa acontece com a Netflix! Antes de escolher um filme ou série para assistir, a maioria dos usuários leem e levam em consideração os comentários e as notas recebidas.

O Marketing Médico não é só divulgar os seus serviços

Se a sua estratégia de Marketing Médico for igual a que 99% dos médicos adotam, ou seja, focalizada em informações institucionais e sem nenhum direcionamento para incentivar as avaliações online dos seus pacientes … ela não será muito efetiva.

O ideal é ter um equilíbrio entre eu divulgar os meus serviços e os meus pacientes divulgarem ele para mim.

Existem sites específicos para pacientes deixarem avaliações sobre médicos. (CLIQUE AQUI e confira uma lista com 7 sites que podem prejudicar a reputação do médico)

Caso se a sua estratégia de marketing não houver um esforço para colher boas referências sobre os seus serviços, você poderá ser muito prejudicado.

Minimize as reclamações

Geralmente, os pacientes satisfeitos, que são a maioria, não procura com afinco os sites/locais para fazer a sua avaliação positiva. Ele simplesmente comenta e indica os seus serviços para as pessoas próximas à ele.

Porém, os pacientes insatisfeitos irão fazer questão de semear a sua insatisfação, e esse é o problema. O paciente insatisfeito irá procurar escrever no ReclameAqui, ou em qualquer outra mídia que ele julgue ser conveniente para denegrir a reputação do médico.

Por isso, quando você não tem uma boaestratégia para captar um grande volume de boas avaliações … uma avaliação negativa ecoa com muita força.

Por outro lado, quando a sua estratégia é também voltada para o volume de avaliações positivas, uma avaliação negativa se dilui e perde força. (CLIQUE AQUI e assista ao vídeo que eu explico como lidar com reclamações de pacientes)

A veracidade é o que vende

Uma estratégia de coletar comentários verdadeiros de pacientes é mais efetiva do que fazer falsas avaliações.

Toda vez que um paciente lê um comentário fidedigno escrito por outro paciente ele se conecta por meio das emoções. E, são as emoções que o fazem acreditar no relato e procurar o médico.

Uma mensagem rica em detalhes faz com que um paciente sinta e praticamente vivencie a experiência. Por essa razão, quanto mais minuciosa ela for, mais vai fazer sentido.

O Google leva em consideração as avaliações

Até o Google, que é o melhor amigo do médico para divulgar os serviços e ser encontrado por novos pacientes, leva em consideração as avaliações sobre o serviços médicos.

Os consultórios e as clínicas com melhor e com maior volume de avaliação, costumam figurar nas primeiras posições no Google Meu Negócio. O que rende mais visitas e mais pacientes para a agenda. (CLIQUE AQUI para conhecer o Google Meu Negócio).

Como fazer marketing para receber avaliações?

Existem muitas possibilidades para o médico fazer marketing com intuito de ganhar avaliações positivas. O ideal é que ele consiga aplicar essa estratégia sem muito trabalho, pois o seu tempo é valioso.

Por isso, a estratégia mais eficaz é automatizaro processo de comunicação via e-mail com a sua base de pacientes e direcioná-los aos espaços pertinentes à avaliação.

Todavia, eu indico que você procure ajuda de um profissional de marketing para traçar a estratégia e as ferramentas perfeitas para o seu caso.

É permitido pelo CFM?

Nós sabemos que o CFM por meio do manual de Publicidade Médica não autoriza a exposição do seu paciente, porém, o paciente, como consumidor, tem o direito de fazer avaliações e comentários em sites terceiros. (CLIQUE AQUI para saber mais sobre as regras)

O ponto positivo é que esses sites são imparciais e o comentário do paciente em um site que não pertence a você tem mais legitimidade.

Por esses motivos é importante que o médico se preocupe e tenha avaliações sobre o desempenho dos seus serviços. Essas informações tiram o medo e as dúvidas dos futuros pacientes.

Aguardo o seu contato 🙂
Vitor Jaci

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Vitor Jaci

Graduado em Publicidade com ênfase em Marketing pelo Mackenzie-SP e com curso de especialização em Marketing Digital pela Digital Marketing Institute-Dublin.

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