Como a Internet mudou a relação entre Médico e Paciente

Médico, caso você se lembre, o paciente de hoje é o mesmo de antes do surgimento da internet?

Provavelmente a resposta será NÃO.

A internet impactou a vida do ser humano em quase todos os aspectos. O ambiente mudou e a relação médico e paciente também foi impactada.

Numerei as 5 principais mudanças nessa relação:

1 – Exigência
Os artigos publicados na internet, especialmente na área médica, causaram um fenômeno apelidado de Dr. Google, e com isso, os pacientes ficaram mais bem informados.

Muitos deles chegam tão bem preparados nos atendimentos médicos, que são capazes de palpitar sobre os diagnósticos.

Cabe ao médico estar cada vez mais preparado para lidar com esse tipo de situação.

2 – Confiança

A tríade (indicação, local e preço) que determinava em 90% a ação de escolha dos pacientes no passado, atualmente ganhou alguns outros elementos. Somente esses três fatores não são mais as únicas prioridades que um médico tem a disposição se quiser ter a agenda cheia.

Atualmente, o paciente leva em consideração no processo de decisão e compra alguns outros fatores como: avaliações online (reviews), desempenho do profissional, artigos publicados, vídeos (é uma ótima maneira de demostrar conhecimento e rapport), informações demográficas e relacionamento em mídias sociais.

Para conquistar a confiança, o profissional tem que garantir presença e diferença em todos esses fatores.

3 – Concorrência

Diferentemente do passado onde uma clínica ou consultório tinha meia dúzia de páginas amarelas para anunciar, hoje, cada consultório tem o seu próprio site e perfil em sites de mídia social.

Basta um clique e o paciente tem dezenas de opções para escolher, consequentemente a concorrência ficou mais agressiva, e o paciente mais seletivo.

Como são centenas de opções, se destacar da concorrência não é tarefa fácil. O profissional que souber trabalhar e explorar todas as possibilidades que a internet tem a oferecer, com certeza ganhara mais visibilidade e se destacará entre os concorrentes.

4 – Interação

Seja por meio de e-mail, comentários em sites/blog ou nas mídias sociais, hoje médico e paciente têm a sua disposição, inúmeras opções para começar, manter e terminar um relacionamento.

Um artigo bem escrito e esclarecedor, assim como um vídeo explicativo, podem ser a porta de entrada para começar um relacionamento.

O e-mail e as mídias sociais o lugar ideal para se tirar dúvidas e manter o relacionamento.

É essencial o profissional estar presente e interagir com o seu público em todos esses canais de comunicação online, seja para informar ou esclarecer eventuais dúvidas.

5 – Análises

O imediatismo que a internet possibilitou pode ser uma vantagem mas também uma desvantagem para o médico já que as análises são difundidas no ato.

Com o surgimento da internet, o nome do profissional ficou mais suscetível a criticas positivas e também negativas.

Como cada nome é uma marca, se um atendimento médico for percebido como ruim e de má qualidade por um paciente e ele resolver reclamar em mídias sociais ou sites de reviews como o reclame aqui, o nome do médico terá um valor de marca menor.

O médico que fazer a sua obrigação, que é a de atender com ótima qualidade cada paciente e consequentemente ter ótimas avaliações ligadas ao seu nome, terá um valor de marca maior.

Dê a sua opinião, quais outros aspectos são importantes levar em consideração com o surgimento da internet na interação médico x paciente?

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