Marketing Médico em Cidade de Interior Funciona?

Olá Doutor, tudo bem?

Esse é sem dúvida um questionamento que eu sempre recebo:

Será que funciona aplicar o marketing médico, principalmente o digital, em cidade de interior?

Muitos especialistas me escrevem e relatam que apesar de estimar os conceitos difundidos por mim sobre o tema, eles se sentem inseguros em aplicar na prática, pois não sabem se será efetivo ou bem aceito na cidade “pequena”.

Nas grandes cidades ou capitais é que estão concentrados os maiores números de especialistas, que no geral, seguem a tendência de se fixar e atender na cidade ou região onde fez a sua residência ou graduação.

Veja alguns dados abaixo:

•A presença de especialistas nas capitais é duas vezes maior que a média nacional;

•As capitais têm a média de 4,84 médicos por mil habitantes, enquanto no interior essa proporção é de 1,23;

•Apesar de responderem por 23,8% da população do país, as capitais brasileiras reúnem 55,24% dos registros de médicos.

Existe uma máxima no marketing que é a seguinte: “o dinheiro dorme onde há concorrência”.

Ou seja, se há uma grande maioria de médicos concorrendo por espaço nas grandes cidades, isso significa que o melhor mercado está nas grandes cidades, se há concorrência é porque há mercado.

Além da situação financeira que as capitais e as grandes cidades quase sempre valorizam mais o especialista, um outro fator influencia nesse quadro, que é a condição de trabalho mais digna nas grandes cidades.

Por outro lado, atender nas cidades de interior pode fazer com que o especialista tenha um vida mais tranquila e que ele seja mais respeitado e talvez popular, basta ele se posicionar como uma autoridade.

Com a minha experiência durante anos na área, possotraçar um perfil entre aplicar o marketing médico nas capitais e grandes cidades x aplicá-lo em cidades do interior.

Na verdade, nas pequenas cidades você tem um público muito reduzido, o que dificulta a propagação da mensagem por massa, porém, o número de especialistas também é muito reduzido, e isso limita a competitividade.

Menor público x Menos concorrência

Um outro ponto positivo de atender em cidades menores e utilizar o marketing digital é que você poderá alcançar quase todo o seu público com um orçamento baixo em relação a outros especialistas que atendem em grandes centros.

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Maior alcance total e Mais gastos com mídia x Maior alcance per capita e Menos gastos com mídia

A minha experiência sugere que ao aplicar marketing médico digital em cidades do interior em pouco tempo o especialista será uma autoridade local, o que lhe trará mais visibilidade e confiança de pacientes.

Além de que os gastos com mídia e ações de marketing são bem menores no interior e podem alcançar uma parcela relativamente grande do público desejado.

Porém, o público pagador é menor e além disso, geralmente ele está acostumado a procurar por saúde pública, o que dificulta o reconhecimento financeiro de um paciente particular por exemplo.

EFEITO CELEBRIDADE

Quanto mais a sua imagem ficar exposta positivamente para os potenciais pacientes que moram na sua região de atendimento, mais eles irão lhe valorizar.

O Efeito Celebridade consiste em sempre marcar presença nas mídias sociais dos moradores da sua cidade, bairro ou região de atendimento.

Basicamente, se você gravar um vídeo com o intuito de esclarecer uma dúvida comum sobre uma doença e patrocinar esse vídeo no Facebook para pessoas que moram na sua região de atendimento, todos os dias centenas de pessoas irão entrar em contato com você, e também, com a sua marca.

Se bem utilizado, o marketing digital é um caminho interessante para o médico dominar a sua região de atendimento, mesmo que ela seja no interior.

Por favor, me responda as seguintes perguntas:

Você atende em pequenas cidades e já fez marketing? Quais foram os resultados? Qual é a sua maior dificuldade?

Obrigado e tenha uma semana abençoada e trabalho 🙂
Vitor Jaci

Fonte: http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=25867

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