O Ambiente da Mayo que Encanta os Pacientes

Será que a arquitetura é também um fator de marketing na área da saúde?

O ciclo de satisfação de cada paciente começa desde o atendimento telefônico e pode seguir por muitas etapas que vão desde o relacionamento inicial até o pós-cirúrgico.

Dentre as etapas que avaliam a satisfação de cada paciente, com certeza, o ambiente físico é fundamental para fazer com que o paciente se sinta mais satisfeito e encare um atendimento médico de forma positiva.

Você concorda comigo que uma recepção acolhedora faz com que o paciente se sinta relaxado, certo?

De nada adianta um especialista atender de forma brilhante um paciente se as instalações físicas da clínica ou do consultório estiverem precárias. O paciente, logo enxergará um valor negativo e o atendimento brilhante do médico será apenas um detalhe.

Na área da saúde, o ambiente físico também está ligado a resultados médicos. O projeto para promover a cura através da redução do estresse tem sido documentado em dezenas de estudos. Por isso, muitos hospitais e clínicas, estão fazendo um esforço para criar espaços acolhedores.A Clínica Mayo (Mayo Clinic) vai mais longe com a sua filosofia de design, que é talvez tão bem projetada e articulada como a de qualquer grande empresa de serviços nos Estados Unidos, e presta muita atenção à forma como cada detalhe afeta a experiência do paciente dentro de suas instalações.

Desde de os espaços públicos para salas de espera, de exame a os laboratórios, as instalações da clínica Mayo foram projetados com o intuito de aliviar o stress, de oferecer um lugar de refúgio, de criar distrações positivas, de transmitir carinho e respeito, de demonstrar competência, de minimizar a impressão de aglomeração, de facilitar o trabalho, e de acomodar o paciente, os seus amigos e os seus familiares.

Veja as palavras do arquiteto que projetou o prédio da Mayo em Rochester: “Eu gostaria que os pacientes se sentissem um pouco melhor antes de entrar em contato com os seus médicos.”

Os edifícios da Clínica Mayo incluem escurecidas áreas privadas, onde os pacientes podem descansar entre compromissos. Os espaços públicos são propositadamente com luz natural, cor, arte, música de piano, e as imagens e sons relaxantes. Em salas de exame, a secretária do médico fica ao lado de um sofá grande o suficiente para o acomodar o paciente e os seus familiares, um projeto que elimina a mesa como uma barreira entre médicos e seus pacientes. As janelas da clínica que são voltadas para a área externa, geralmente têm visão de jardim ou de natureza.

Um ambiente físico bem projetado causa também um impacto positivo sobre os trabalhadores, bem como, reduz o estresse físico e emocional, que é de valor não só para os trabalhadores, mas também para os pacientes, já que um colaborador mais feliz pode contagiar positivamente os pacientes.

A Clínica Mayo é vanguardista quanto a inovações e marketing, e hoje, podemos notar que também é em arquitetura. Tudo isso, para fazer com que a experiência dos seus pacientes, seja cada mais positiva.

Viu só? Como o ambiente físico também é fundamental para satisfazer e fidelizar os seus pacientes.

banner dicas mkt medico vitor jaci

Deseja Atrair mais

Pacientes Particulares na sua Agenda?

Insira o seu e-mail principal e receba as minhas DICAS DE MARKETING MÉDICO EXCLUSIVAS