O Médico está Proibido de tirar Selfies

Olá Doutor, boa noite!

Nessa semana entra em vigor novas regras da Publicidade Médica. LEIA A MATÉRIA AQUI

A Resolução 2.126/2015 do CFM, ressalta, modifica e institui novas normas aos médicos na hora de fazer o seu marketing.

Entre os pontos, o que mais chamou a atenção é a orientação para o médico não fazer selfies (auto-retratos) no exercício da medicina, seja sozinho ou acompanhado de pacientes.

O texto, que deve ser publicado no Diário Oficial da União nesta semana, prevê alteração em pontos específicos de outra resolução, de 2011, que já impunha a conduta ética para a publicidade médica na mídia.

Os outros pontos da resolução não causaram um grande choque, afinal, já estavam em vigor e foram levemente alterados ou reiterados.

Destaques para:

Não utilizar antes e depois dos pacientes;
Não prescrever medicamentos a distância;
Não divulgar telefone e contato (desde que não sigam o padrão indicado pelo CFM no anexo III do código de publicidade médica BAIXE O CÓDIGO AQUI);
Não fazer propaganda de nenhum produto ou serviço;
Não fazer propaganda de métodos ou técnicas não reconhecidos como válidos pelo Conselho Federal de Medicina, conforme prevê a Lei nº 12.842/13, em seu artigo 7º.

 

MINHA OPINIÃO

Apesar de ser um direito seu (cidadão e médico) tirar suas selfies, o CFM não vê do mesmo modo.

A publicidade na área médica é sempre um assunto muito polêmico, primeiro porque em muitos casos é interpretativa, segundo porque não há uma fiscalização capaz de manter um fair play para todos, fazendo com que alguns especialistas abusem enquanto outros se mentem na linha (até demais).

Recentemente li uma matéria LEIA AQUI sobre um médico Venezuelano que tirou uma selfie sua com no plano de fundo nada mais que uma mulher nua na mesa cirúrgica em trabalho de parto.

A falta de bom senso de alguns priva a maioria.

Outro lado negativo da resolução é que mais uma vez é vedado ao médico utilizar de recursos que outros profissionais da área da saúde utilizam a bel-prazer. Sejam fotos de antes e depois, promoções de tratamentos, anúncios de contato etc.

E isso, causa uma competição desleal.

Por trabalhar há alguns anos nessa área, eu sinceramente não acredito que selfies podem fazer a diferença na agenda de um médico ou de uma clínica.

Se o motivo da selfie for marketing, o marketing médico é uma ciência que necessita estratégias. Mais do que meia dúzia de selfies ou imagens de antes e depois, há outros meios centenas de vezes mais eficientes para se ter sucesso.

Ex: Produza conteúdo de qualidade sobre a sua especialidade; seja por anúncio ou mídias sociais, faça com que esse conteúdo atinja as pessoas que necessitam desse tipo de informação e que moram na sua região de atendimento; e por último, se relacione com essas pessoas, o e-mail marketing é a melhor solução para o relacionamento.

De verdade, os médicos que eu conheço que têm mais sucesso no mercado utilizam o marketing, porém, com ética e estratégia.

Qual é a sua opinião sobre as novas regulamentações? Você concorda? Discorda?

Abraço e boa semana 🙂
Vitor Jaci

Deseja Atrair mais

Pacientes Particulares na sua Agenda?

Insira o seu e-mail principal e receba as minhas DICAS DE MARKETING MÉDICO EXCLUSIVAS