Os 10 Erros mais Comuns que os Médicos cometem na Internet

“Nas palestras e nos cursos que eu ministro sobre marketing médico, eu sinto que a maioria dos médicos ainda não estão preparados para lidar com pacientes e clientes na era digital.” Vitor Jaci

Vitor Jaci em palestra sobre Marketing Médico ministrada na SBAD 2016

Um artigo informativo sobre determinada doença rara escrito por um médico de Londres (Inglaterra), pode ajudar um leitor que sofre dessa enfermidade e busca por informações em Fortaleza (Brasil), e fazer a diferença positiva na vida dessa pessoa.

Do mesmo modo que o médico pode divulgar o seu conhecimento para milhares de pessoas, ele também pode alcançar milhares  de potenciais pacientes e aumentar  e lotar a agenda do seu consultório.

Esse é o efeito horizontal da globalização.

Alguns médicos já se deram conta dos efeitos que o mundo digital trouxe para todas as profissões, inclusive para a medicina.

Mídia social, Facebook, site, Youtube, Blog, Google… O que o médico pode fazer para dominar esse mundo globalizado e se inserir no contexto digital?

10 erros muito comuns que alguns médicos cometem na internet:

1- Não tem um site

O médico é uma marca! Todo profissional, para se destacar, tem que ser percebido como uma marca própria (marketing pessoal), e um site pessoal é o primeiro passo para se destacar.

O website não apenas um espaço para o médico marcar presença digital, ele é também uma das melhores maneiras de ser encontrado por pacientes que procuram especialistas.

2- Não geram valor no site

Por outro lado, de nada adianta ter um site pessoal se o profissional não souber exatamente que mensagem ele quer passar e como passar. (Clique aqui e assista à aula sobre como o site de um médico deve ser).

O website contém pouca informação relevante sobre os serviços prestados pelo médico, o seu histórico, os modos de atendimento, os contatos, a agenda etc.

3- Não tem um site responsivo

O site do médico pode estar perfeito esteticamente e ser muito bem elaborado, porém, se não for responsivo (site que se ajusta à tela dos smartphones e tablets), mais de 45% das pessoas não conseguirão visualizá-lo, essa é a porcentagem de pessoas que navegam pela internet por smartphones e tablets.

Os sites antigos que não se adaptam às telas dos celulares, estão defasados e perdem relevância. Por isso, o ideal é ter um site responsivo.

4- Não preocupam com o SEO

SEO (search engine optimization) é uma série de recursos que ajudam determinada página de um site ficar nas primeiras posições de um mecanismo de busca como o Google.

Por exemplo: Todos os dias centenas de pessoas procuram pela palavra-chave “cardiologista São Paulo” e só no Google são quase 3 milhões de páginas que abordam o tema. O SEO consiste em fazer de forma orgânica (gratuita) com que a página do seu site esteja nas primeiras posições, pois estar na primeira página significa 70% dos cliques.

5- Não tem uma conta no Google Places

Se o profissional tiver uma clínica ou consultório e quiser ser encontrado mais facilmente por seus pacientes, basta fazer uma conta grátis no Google Places, que em pouco tempo o seu endereço físico será cadastrado e divulgado pelo Google. (Clique aqui e assista à aula sobre como fazer sua conta no Google Plus).

Ao fazer a conta do seu consultório no Google Places, certamente mais pacientes irão lhe encontrar, pois o Google irá dar prioridade e mostrará o seu site.

6- Não têm perfil nas mídias sociais

É mais fácil para o paciente encontrar e se relacionar com médicos que têm perfil em mídias sociais.

Seja para aumentar a autoridade do médico, no Facebook ou no Instagram ou no LinkedIn para criar relacionamentos com outros médicos. O LinkedIn é a rede social para profissionais. Não tem lugar melhor hoje em dia do que ter o seu currículo no LinkedIn, seja para procurar novas oportunidades na carreira ou para divulgar suas experiências na profissão. Muitas relações profissionais e indicações são do LinkedIn

7- Não publicam artigo

Os artigos ligados à medicina se tornaram uma das principais formas para médicos fazerem marketing de uma forma ética e segura. Ele possibilita ao médico divulgar o seu conhecimento, entrar em contato com novos pacientes e ajudar a população com informações valiosas sobre doenças e lesões.

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8- Não fazem anúncios

Há um engano muito comum de confundir anúncio com propaganda apelativa. Felizmente o CRM controla a publicidade médica, o que implica a proibição de propaganda apelativa na área médica. Porém, é possível anunciar, assim impactar milhares de pessoas, sem fazer nada apelativo.

O médico cardiologista pode anunciar um artigo por exemplo, no qual ele elucida questões ligadas à doença de Chagas.

Anunciar com estratégia, principalmente no Google Adwords é uma das ações mais efetivas para atrair novos pacientes para o consultório do médico.

9- Não se relacionam com pacientes e potenciais pacientes

Outra grande vantagem que a internet trouxe para a vida das pessoas é a facilidade de se comunicar. Seja por Facebook, por e-mail, ou por qualquer outra ferramenta, o médico tem totais condições de se comunicar com o seu público e construir relacionamentos duradouros.

Porém, poucos médicos sabem como se relacionar periodicamente com os pacientes nas mídias sociais.

10- Não se importam com as avaliações de desempenho positivas e negativas

Com a globalização, o teto de vidro seja de empresas ou de profissionais ficou mais exposto do que nunca. Qualquer um pode emitir algum tipo de avaliação de desempenho sobre qualquer profissional. Se o médico não souber quais são os “reviews” que foram emitidos sobre o seu trabalho, e não souber também agir, com certeza estará perdendo muitos pacientes caso essas avaliações sejam negativas.

Mais da metade dos pacientes procuram por avaliações online sobre profissionais na hora da escolha.

Com essas 10 dicas o médico com certeza estará presente no mundo digital e poderá alcançar um número maior de pessoas. Espero que você as coloque em prática. Continue lendo o artigo para aprender marketing médico digital e se destacar.

Assista abaixo a palestra MARKETING MÉDICO 2017

Você é médico e deseja divulgar os seus serviços e atrair mais pacientes por meio do marketing digital?

Curso online Médico Celebridade

O curso Médico Celebridade conta mais de 850 médicos inscritos e é focado em marketing digital para médicos que desejam divulgar seus consultórios com ética.

A técnica da medicina o especialista já executa com perfeição, porém, o que não se ensina na faculdade e nem na prática da profissão é como divulgar o seu trabalho de uma forma ética e captar mais pacientes.

Como é o curso Médico Celebridade?

A proposta do médico celebridade: dar visibilidade ao médico e aos serviços prestados por ele e, portanto, alcançar e fidelizar mais pacientes. Mesmo sendo essencial para se destacar no mercado concorrido que é o da medicina no Brasil, o marketing médico não é ensinado nas faculdades. Por isso, o médico encontra certas dificuldades para ter sucesso na carreira, dificuldades como atrair e fidelizar pacientes para o seu consultório. No curso Médico Celebridade o médico aprende marketing médico e marketing digital de uma forma compreensiva e dinâmica.

BUTTON informacoes sobre o curso

O que o curso online Médico Celebridade pode fazer pela carreira do médico?

O Marketing Médico feito de forma responsável e ética ajuda o médico se destacar, ser mais VALORIZADO e mais:

  • Como ter visibilidade e se destacar na sua região de atendimento
  • Como criar uma marca forte para ser mais valorizado no mercado
  • Como se posicionar e se diferenciar dos concorrentes
  • Como o paciente procura por um médico na internet
  • Onde encontrar novos potenciais pacientes
  • Como identificar o momento certo para fazer contato com o paciente
  • Como funciona o ciclo de compra do paciente
  • Como fazer uma estratégia de marketing médico eficiente

Assista o vídeo abaixo e saiba mais sobre o curso

[thrive_testimonial name=”Dr. Flávio Borges Fortes – Cirurgião Plástico” company=”Clínica Borges Fortes” image=”http://medicosbrasil.com/wp-content/uploads/2015/10/flavio-borges-fortes.png”]O curso Médico Celebridade é, sem dúvidas, um marco na minha vida profissional. Nunca havia pensado em utilizar as ferramentas de mídia, disponíveis hoje em dia, para divulgar meu trabalho. Não imaginava que isso poderia ser realizado de forma ética e, muito menos, trouxesse algum resultado efetivo. Mas o que o Vitor, através do curso, dos vídeos e das dicas me ensinou veio justamente ao encontro daquilo que eu estava precisando para, digamos, colocar a “cereja do bolo” no dia a dia do meu consultório. O curso é fundamental para aqueles que buscam uma vaga neste árduo mercado atual da Medicina brasileira. E, tão importante quanto, para aqueles que já estão nesse mercado e nele querem se destacar. Recomendo sempre para colegas.[/thrive_testimonial]

Veja o depoimento do Dr. Marcello Duarte, aluno do curso

[thrive_testimonial name=”Dr. Joffre Nogueira Filho – Endocrinologista” company=”Clínica Dr. Joffre Nogueira” image=”http://medicosbrasil.com/wp-content/uploads/2015/10/drjoffre.jpg”]As informações do VITOR JACI , mudaram o conceito que eu tinha sobre Marketing Médico e aumentaram minha clientela . Obrigado Vitor JACI[/thrive_testimonial]

BUTTON informacoes sobre o curso

P.S.: AS INSCRIÇÕES SE ENCERRAM EM BREVE

De R$ 1.200,00 por R$ 490,00 (12 pagamentos de R$ 49,20 no cartão).

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Mas atenção, essa oferta é válida somente para MÉDICOS LEITORES DO PORTAL.

Como funciona o curso?

Ao se inscrever no curso online Médico Celebridade, você receberá uma senha de acesso exclusiva.

Você poderá assistir as aulas de onde quiser e como quiser (celular, tablet, computador) e o acesso será válido por um ano.

Todas as aulas do curso Médico Celebridade são de aproximadamente 10 minutos. As aulas curtas são facilitadoras para o aprendizado do aluno que consegue assimilar de forma rápida e precisa todo o assunto abordado. para que o aluno tenha tempo de assistir e colocar em prática o conteúdo.

  • Garantia incondicional de 30 dias
  • Metodologia exclusiva
  • Aulas de no Máximo 10 Minutos
  • Aulas de Fácil Entendimento
  • Aulas acessíveis pelo computador, tablet ou celular
  • 24 horas de acesso ao curso todos os dias
  • 365 dias de acesso ao curso

*Todas as aulas são gravadas e online.



[thrive_testimonial name=”Dr. Carlos Frutos – Ortopedista” company=”Instituto Genua” image=”http://medicosbrasil.com/wp-content/uploads/2015/10/carlos_frutos.jpg”]Posso traçar um desenho da minha história profissional antes e depois de ter sido assessorado pelo Vitor Jaci. Ele me trouxe: Inteligência cibernética e presença digital, ou seja, mais pacientes me procuraram e comecei a ter um feedeback mais amplo dos meus atendimentos. Pacientes felizes, médico feliz. Recomendadíssimo![/thrive_testimonial]

Vitor Jaci e o Marketing Médico

O método Médico Celebridade foi elaborado há três anos pelo especialista em marketing médico Vitor Jaci.

Vitor Jaci tem formação em publicidade e marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo) e pós-graduação em marketing digital pela Digital Marketing School (Dublin).

Com experiência de oito anos no mercado de marketing médico, Vitor Jaci já ajudou centenas de médicos, consultórios e clínicas expandirem suas carreiras e os seus negócios. Por mais de seis anos ele trabalhou como responsável de marketing ao lado do Dr. Osmar de Oliveira (ortopedista) e jornalista da TV Bandeirantes. Além, de atuar como consultor de marketing médico para dezenas de clínicas e ser palestrante na área.

Há três anos, Vitor Jaci criou o método médico celebridade, que por meio do curso online ou da palestra presencial, já ajudou centenas de médicos das mais variadas especialidades a ganhar visibilidade no mercado da medicina.

O curso online Médico Celebridade foi criado por um profissional audacioso, experiente, competente e que sabe marketing médico como poucos no Brasil.



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