Os 10 Livros de Marketing que todo Médico deveria Ler

Se você é um médico que tem interesse por conhecimento voltado ao marketing, ao relacionamento com os seus pacientes, às estratégias para fazer com que o seu consultório ou a sua clínica ganhe destaque…

Então, esse artigo foi escrito para você!

Você que já conhece o meu trabalho e sabe o quanto eu busco levar a educação de marketing ao médico, agora vou te revelar um segredo: A fonte do meu conhecimento.

Independente da área de atuação, todo bom profissional deve ter como base bons livros. Por isso, vou listar os 10 livros que me serviram como apoio para trabalhar com marketing médico.

10 livros de marketing que todo médico deveria ler

1- Marketing Estratégico para a Área da Saúde (Phillip Kotler)

marketing-estrategico-para-a-area-da-saude-kotler-philip-shalowitz-joel-stevens-robert-j-Esse é um livro completo e muito teórico sobre o marketing na área da saúde. Ele é voltado para médicos e administradores de hospitais e clínicas.

O autor Phillip Kotler é considerado o principal autor de marketing de todos os tempos e nesse livro, ele contempla dezenas de exemplos práticos de marketing na área da saúde.

2- Marketing: Gerenciamento e Serviços (Christian Gronroos)

marketing-gerenciamento-e-servicos-3-ed-2009-christian-gronroosEsse livro é voltado para empresas e profissionais que desejam aprimorar os processos dos seus serviços prestados.

Você, como médico, deve melhorar cada vez mais os processos que compõe o seu serviço. Seja desde a marcação de uma consulta, até a consulta em si.

3- Blink: The Power of Thinking Without Thinking (Malcon Gadwell)

blinkmalcolmEu já citei esse livro em outro artigo. Blink é um livro muito peculiar, ele analisa as reações inconscientes de pessoas e consumidores.

O mais interessante é que no livro, tem um capítulo inteiro voltado para o relacionamento entre médico e paciente.

Se você deseja conhecer o que é importante para esse relação, leia o livro e saiba o que o paciente valoriza inconscientemente.

4- Se Disney Administrasse seu Hospital (Fred Lee)

disney_administrasse-o-seu-hospitalO livro é simplesmente brilhante. O autor Fred Lee reuniu a sua experiência em marketing na Disney e também em hospitais.

E por incrível que pareça, utilizar o modelo Disney de satisfação do consumidor é muito efetivo para médicos, para clínicas e para consultórios.

5- Lições de Gestão da Clínica Mayo

Lições de Gestão da Clínica MayoUma das organizações de saúde mais respeitada de todo o mundo, a Clínica Mayo, nesse livro, abre os seus segredos de administração organizacional em serviços.

Além do marketing, o livro também tem muitas lições valiosas de gestão em negócios que prestam serviços.

Entre os exemplos, os mais consideráveis são os de como fidelizar pacientes e também colaboradores.

6- A Cauda Longa (Chris Anderson)

A Cauda Longa em Quadrinhos - Chris Anderson_imageVocê sabe o que é um nicho?

O livro A Cauda Longa revolucionou o mercado de marketing. Nele, Chris Anderson aborda a teoria da calda longa, que é focada nos nichos.

Com a internet, o mercado de massa cada vez mais perde força, e quem souber separar cada vez mais o seu público em nichos, vai se destacar e ganhar visibilidade.

Para o médico, é super importante se posicionar em um nicho em específico e se tornar uma autoridade para ele.

7- Personal Branding (Arthur Bender)

personal-branding-construindo-sua-marca-pessoal-arthur-bender-8599362410_200x200-PU6edc5ff1_1Toda pessoa é uma marca, certo? Principalmente, aquelas que trabalham com o público e que prestam serviço. Esse é o caso do médico.

No mercado competitivo que é o da medicina, o médico que deseja se destacar, precisa conhecer algumas técnicas para desenvolver suas habilidades interpessoais.

O livro traz muitos exemplos de como se destacar no seu mercado e fortalecer a sua marca pessoal.

8- A Vaca Roxa (Seth Godin)

A_Vaca_RoxaImagine uma vaca roxa no meio do pasto. Estranho, né? Porém, eficiente.

Esse é o espírito do livro. Em um mundo tão competitivo e e cada vez mais homogêneo, somente quem fizer o diferente de uma forma criativa irá se destacar.

A vaca roxa é um clássico recheado de exemplos de como algumas empresas conseguiram se destacar entregando mais valor. Entregando o inesperado.

9- A Estratégia do Oceano Azul (W.Chan Kim)

oceanoazulUm dos livros sobre marketing e mercado mais inovadores do último ano, principalmente para aqueles que apreciam estratégias.

É um livro que aborda como nenhum outro a relação entre mercado e concorrência.

Com muita teoria e exemplos práticos de mercado, o livro A estratégia do Oceano Azul é ideal para médicos empreenderes e com visão estratégica de mercado.

10- Gestão da Experiência do Cliente (Bernd Schmitt)

gestao_experiencia-do-clienteTodo médico que deseja se destacar busca ter uma clientela fidelizada, certo?

Nesse livro, o autor mostra como cativar clientes (pacientes) e estabelecer com eles vínculos de muitos anos. Pois, dessa forma o médico transformará pacientes ocasionais em potenciais clientes para a vida toda e, o resultado disso é uma maior lucratividade.

Espero que você tenha gostado dessas dicas de leitura. Qualquer dúvida e sugestão, por favor, me escreva!

O marketing também é uma ciência e para ser eficiente, ele deve ser estudado.

Técnica “Visitante” para Satisfazer o Paciente no Primeiro Atendimento

P.S.: Se você deseja obter conhecimento de marketing médico de uma maneira mais rápida e eficiente, sem precisar perder meses de estudos em livros, leia o texto abaixo e conheça o método Médico Celebridade.

Com o conhecimento adquirido nos livros, mas principalmente na atuação prática de mais de sete anos no mercado, saiba como eu já ajudei mais de 850 médicos das mais variadas especialidades a se tornarem referências em seus mercados.

Curso online Médico Celebridade

O curso Médico Celebridade conta mais de 850 médicos inscritos e é focado em marketing digital para médicos que desejam divulgar seus consultórios com ética.

A técnica da medicina o especialista já executa com perfeição, porém, o que não se ensina na faculdade e nem na prática da profissão é como divulgar o seu trabalho de uma forma ética e captar mais pacientes.

A proposta do Médico Celebridade é bem simples: dar visibilidade ao médico e aos serviços prestados por ele e, portanto, alcançar e fidelizar mais pacientes.

Mesmo sendo essencial para se destacar no mercado concorrido que é o da medicina no Brasil, o marketing médico não é ensinado nas faculdades. Por isso, o médico encontra certas dificuldades para ter sucesso na carreira, dificuldades como atrair e fidelizar pacientes para o seu consultório.

No curso Médico Celebridade o médico aprende marketing médico e marketing digital de uma forma compreensiva e dinâmica.

MARKETING MÉDICO

  • Como ter visibilidade e se destacar na sua região de atendimento
  • Como criar uma marca forte para ser mais valorizado no mercado
  • Como se posicionar e se diferenciar dos concorrentes
  • Como o paciente procura por um médico na internet
  • Onde encontrar novos potenciais pacientes
  • Como identificar o momento certo para fazer contato com o paciente
  • Como funciona o ciclo de compra do paciente

MARKETING MÉDICO DIGITAL

  • Utilizar as mídias sociais para ter visibilidade e se relacionar com os pacientes
  • Saber se posicionar e ser encontrado por pacientes no Google
  • Ter um website que transmita confiança e atraia a atenção dos pacientes
  • Ter um website que transmita confiança e atraia a atenção dos pacientes
  • Criar conteúdo de uma forma simples e rápida para atrair novos pacientes
  • Utilizar o e-mail marketing para fidelizar os pacientes e transforma-los em clientes por longa data
  • Fazer relacionamento pós-atendimento automatizado com os pacientes

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