Um Erro que 90% dos Médicos Cometem no Instagram

Olá Doutor, tudo bem?

Será que você utiliza o Instagram para atrair mais pacientes da maneira correta?

E, se eu te disser que quase 90% dos médicos utilizam essa mídia social de uma maneira não assertiva.

O Instagram é atualmente a mídia social que tem o maior número de médicos brasileiros. Seja para divulgar os seus serviços ou para expor as suas vidas pessoais.

Mas, o principal objetivo do médico que utiliza o Instagram para fins profissionais é o de transformar seguidores em pacientes.

Funciona assim: atrair seguidores > formar uma audiência > para depois transformá-los em pacientes para o consultório médico.

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Então, o Instagram, assim como qualquer outra mídia social, é mais um canal de marketing.

E, como todo canal de mídia, o Instagram tem as suas peculiaridades. Por isso, se você é médico, deve-se sempre utilizar as estratégias adequadas para se obter o resultado desejado.

Eu tenho notado que a maioria dos médicos que estão presentes no Instagram, não utilizam a ferramenta da maneira correta, eles cometem um erro comum:

O erro de NÃO humanizar as postagens.

Assista ao vídeo abaixo sobre esse erro que os médicos cometem no Instagram.

Quando o médico atende um paciente no consultório é de consenso que a humanização é um dos principais fatores para gerar satisfação no atendimento.

Porém, a humanização não é apenas um fator importante no atendimento médico, ela também é de vital importância nas mídias sociais e no Instagram.

Por que é importante humanizar as postagens no Instagram?

A maioria dos médicos brasileiros quando decidem fazer o seu perfil profissional no Instagram, eles procuram o trabalho de uma agência de publicidade, de um freelancer ou de um assessor de mídia social para publicar dicas de saúde profissionais.

Exemplos de dicas de saúde profissionais criados por agências e postados em perfis de médicos

Geralmente, a agência contratada indica para o médico postar as dicas de saúde profissionais com uma certa frequência, entre duas e sete vezes por semana.

Mas, será que isso é realmente efetivo?

A resposta é não. Postar dicas de saúde profissionais com alta frequência não é o caminho para o sucesso.

As agência e os profissionais que prestam e indicam esse tipo de serviço o fazem pelo simples motivo: eles ganham R$ com essa estratégia. É simples, quanto mais publicações, maior será o valor pago e recebido por eles.

Tem médico que gasta e paga mil, dois mil, três mil e até cinco mil reais por mês com as postagens no Instagram.

Outro motivo que induz o médico a fazer esse tipo de estratégia, é o fato de que a maioria dos outros médicos também fazem, ou seja, ela se torna uma referência. E, geralmente o médico não constrói a sua própria estratégia de marketing, e sim, copia a dos concorrentes e colegas.

O erro dessa estratégia está no fato do Instagram ser uma Mídia Social.

E, até certo ponto, tratar qualquer perfil de mídia social de um indivíduo como algo inumano é um erro.

Quando um potencial paciente necessita por informações sobre determinada doença, sintoma, cirurgia ou procedimento, ele recorre aos mecanismos de busca. Em outras palavras, ele recorre ao Google e Youtube. É no Google que o potencial paciente encontra esse tipo de informações.

Já no Instagram, os usuários não estão em busca de informações técnicas sobre assuntos ligados a medicina. Eles estão em busca de relacionamento. Eles desejam ver fotos e vídeos sobre o dia-a-dia do médico e não dicas de saúde superficiais.

“As mídias sociais são mais sobre psicologia e sociologia do que sobre tecnologia.”

Os médicos que já fazem sucesso no Instagram entenderam bem esse conceito.

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Eles expõem o dia-a-dia, publicam fotos pessoais e gravam vídeos sobre as suas especialidades, em outras palavras, são mais atuantes e humanos em suas publicações.

Isso porque geralmente os seus seguidores são familiares, amigos, pacientes e fãs, e como tal, os seguidores anseiam por ver publicações sobre a vida do médico.

Duvida? Eleja três médicos que fazem sucesso no Instagram, você provavelmente irá notar que todos eles publicam mais elementos humanos, do que as  dicas de saúde profissionais. E, essas publicações têm mais engajamento (curtidas e comentário) do que as publicações sobre as dicas sobre saúde profissionais.

Esses médicos publicam fotos no lar, no consultório, no hospital, com pacientes, com famosos, em viagens nacionais e internacionais, ou seja, eles têm o seu: lifestyle.

Um lifestyle bem definido é meio caminho andado para o sucesso. O lifestyle pode ser entendido como proposta. O que os seguidores do perfil irão receber ao seguí-lo. Qual proposta tem esse perfil?

Abaixo os tipos de lifestyle que os médicos mais utilizam no Instagram:

Conhecimento: médicos que publicam fotos, vídeos ou stories com frequência sobre assuntos relacionados à sua especialidade.

O lifestyle do conhecimento é eficiente porque ele comprova o quanto o médico demonstra dominar sobre determinado assunto, e isso, diminui o medo dos pacientes.

Exemplo de perfil de médico que utiliza com frequência o lifestyle do conhecimento: @doutoraliliane

Dia-a-Dia Profissional: médicos que publicam fotos, vídeos ou stories com frequência sobre o dia-a-dia do consultório ou centro cirúrgico.

O lifestyle do dia-a-dia profissional é eficiente porque ele abre a porta da rotina do médico aos seus seguidores, o que sempre foi um universo desconhecido e repleto de curiosidade.

Exemplo de perfil de médico que utiliza com frequência o lifestyle do dia-a-dia profissional: @rithacapelato_dermato

Imprensa: médicos que publicam fotos, vídeos ou stories com frequência na mídia, ou seja, publicam as suas participações em programas de TV, em matérias de revistas ou sites.

O lifestyle da imprensa é eficiente porque ele associa o médico a grandes veículos de mídia, e ao fazer essa associação, o paciente acredita que o médico é muito competente.

Exemplo de perfil de médico que utiliza com frequência o lifestyle da imprensa: @drfernandoneuro

Pacientes: médicos que publicam fotos, vídeos ou stories com frequência ao lado de pacientes.

O lifestyle do paciente é eficiente porque ele mostra o quanto o médico tem carinho e valoriza os seus pacientes.

Exemplo de perfil de médico que utiliza com frequência o lifestyle do paciente: @dr.rodrigorosa

Família: médicos que publicam fotos, vídeos ou stories com frequência ao lado dos filhos ou cônjugues.

O lifestyle da família é eficiente porque ele expressa os laços e a história do médico, o que o torna mais humano e carismático.

Exemplo de perfil de médico que utiliza com frequência o lifestyle da família: @ericamantelli

Dia-a-Dia Pessoal: médicos que publicam fotos, vídeos ou stories com frequência sobre a sua rotina.

O lifestyle do dia-a-dia pessoal é eficiente porque ele exibe o cotidiano do médico, as suas dificuldades e as suas vitórias, e isso, humaniza o profissional.

Exemplo de perfil de médico que utiliza com frequência o lifestyle do dia-a-dia pessoal: @doutorbarakat

Fama: médicos que publicam fotos, vídeos ou stories com frequência ao lado de artistas, atletas e celebridades.

O lifestyle da fama é eficiente porque ele expressa o sucesso do médico por associação-lo a personalidades de sucesso e reconhecimento, assim, o paciente acredita que o médico é bom porque o famoso está ao seu lado.

Exemplo de perfil de médico que utiliza com frequência o lifestyle da fama: @drajuliannaneiva

Luxo: médicos que publicam fotos, vídeos ou stories com frequência ao lado de bens valiosos como carros, joias e casas e decoração.

O lifestyle do luxo materiais é eficiente porque ele exibe o status de bem sucedido, portanto, o paciente acredita que se o médico é bem sucedido, então ele é bom.

Exemplo de perfil de médico que utiliza com frequência o lifestyle do luxo: @drdannycesar

Viagem: médicos que publicam fotos, vídeos ou stories com frequência em viagens luxuosas ou em lugares exóticos.

O lifestyle de viagem é eficiente porque ele exibe uma imagem de aspiração e sonho, logo o paciente, acredita que o médico é competente, e por essa razão, pode se dar ao luxo de viajar para lugares exóticos.

Exemplo de perfil de médico que utiliza com frequência o lifestyle de viagem: @dra.anapaulafavano

Estética: médicos que publicam fotos, vídeos ou stories com frequência destacando os seus atributos físicos ou em busca da corpo perfeito.

O lifestyle da estética é eficiente porque ele divulga os padrões de beleza universais, como nos casos dos blogueiros, quanto mais a publicação cultuar a beleza, mais sucesso ela fará.

Exemplo de perfil de médico que utiliza com frequência o lifestyle da estética: @drvictorsorrentino

Geralmente, o médico que faz muito sucesso no Instagram utiliza quase todos esses lifestyles, ou pelo menos alguns deles.

Se você é médico e pretende utilizar o Instagram como mídia para divulgar os seus serviços e atrair mais pacientes , utilize o seu perfil com um intuito: criar relacionamento.

As dicas de saúde profissionais são eficientes, elas aumentam a percepção de valor do seu perfil, porém, as postagens devem ser equilibradas com publicações sobre você.

Para criar relacionamento, não tenha medo de se expor. Não precisa escancarar a sua vida para todo mundo, mas sim, expor apenas aquilo que você deseja e deve, de uma forma profissionalizada, mas acima de tudo, humana.

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Obrigado Doutor e Sucesso na sua carreira 🙂

Vitor Jaci

Vitor Jaci

Graduado em Publicidade com ênfase em Marketing pelo Mackenzie-SP e com curso de especialização em Marketing Digital pela Digital Marketing Institute-Dublin.

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