Marketing Médico

A medicina é uma profissão milenar que visa primordialmente, de uma forma ética, melhorar as condições de saúde e de bem-estar da sociedade.

O papel do médico portanto é ser um portador de esperança, e é por isso, que para se tornar um especialista, o profissional precisa estudar afinco durante muitos anos.

Porém, depois de muitos anos de estudo, o médico encara uma realidade um pouco diferente da idealizada na faculdade. O sistema de saúde público não funciona de maneira apropriada, os convênios ditam as regras da saúde privada, e o grande número de especialistas gera uma competição acirrada.

Por isso, o médico recorre as técnicas de marketing médico para se destacar e ganhar visibilidade.

Muito se tem questionado se as técnicas de marketing médico seriam ou não prejudiciais à carreira médica. Para responder a essa pergunta, antes de tudo, precisamos entender o que é marketing.

Marketing:

Aperfeiçoar as etapas de relacionamento entre empresa e cliente.

No caso da saúde, entre médico e paciente. (Vitor Jaci)

Se para o médico fazer marketing, ele precisa aprimorar as etapas de relacionamento entre ele e os seus pacientes, então, eu posso lhe garantir que não tem nada de prejudicial no fato de o médico utilizar as técnicas de marketing médico, vou lhe explicar o porquê.

Quais são as etapas que permeiam o relacionamento entre médico e paciente?

Geralmente, um paciente percorre as seguintes nove etapas antes, durante e depois um atendimento médico:

1. Contato inicial

O paciente tem primeiro contato com o nome do médico que pode ser por meio de indicação (boca-boca), por divulgação offline (TV, jornais e revistas) ou por divulgação online (sites, mídia social,artigos ou blogs).

2. Pesquisa

O paciente irá pesquisar sobre o médico e buscar informações sobre o seu trabalho, para só então, resolver se vai confiar no profissional.

3. Agendamento

O paciente irá agendar algum tipo de procedimento com o médico, geralmente, irá falar via telefone com uma atendente telefônica ou com uma secretária.

4. Ambiente

O paciente irá entrar em contato com o ambiente do consultório ou clínica do médico. Isso inclui a fachada do imóvel, a infraestrutura, o espaço interno, os móveis, as tecnologias disponíveis, e principalmente, a sala de espera ou recepção.

5. Colaboradores

O paciente irá entrar em contato com os colaboradores do médico, por exemplo, secretária e recepcionista.

6. Atendimento

O paciente irá consumir o serviço do atendimento médico. Esse atendimento médico pode ser desde uma consulta até uma cirurgia.

7. Cobrança

O paciente irá pagar pelo serviço prestado. Seja à vista, por convênio ou por reembolso.

8. Retorno

O paciente irá retornar ao especialistas para conferir a evolução do seu problema.

9. Contato pós-atendimento

O paciente irá procurar se manter em contato com o especialista por e-mail ou mídia social, mesmo depois que o seu problema for resolvido. Seja por uma questão de gratidão, simpatia ou prevenção.

São essas as nove etapas que geralmente permeiam o relacionamento entre médico e paciente. E o marketing médico, consiste em aperfeiçoar cada uma delas.

Ao analisar etapa por etapa, chegamos à conclusão de que em todas elas, o paciente será o maior beneficiado.

Então, o marketing médico não é prejudicial à carreira do médico, e muito menos antiético com os pacientes.

Na verdade, há um engano em achar que fazer marketing é antiético, isso porque, o marketing é confundido com propaganda ou com vendas.

A propaganda é uma das muitas estratégias contidas no marketing, porém, o médico não precisa utilizar da propaganda para fazer marketing.

Não há marketing bom de produto ruim, por isso, não se consegue vender um médico mal preparado tecnicamente ou com falta de traquejo em relacionamento interpessoal.

O marketing médico é um série de técnicas de visam propor um ganho duplo entre médicos e pacientes. E o médico que não utilizar o marketing, estará abdicando de muitos benefícios para a sua carreira e para os seus pacientes.

Muitos médicos, mesmo que instintivamente, fazem marketing nos seus consultórios e nas suas clínicas, ou mesmo nos seus atendimentos.

Porém, poucos médicos estudam o marketing médico e o aplicam como uma ciência eficiente.

Esses poucos profissionais, com certeza, se destacam no mercado e têm os seus nomes mais valorizados do que a grande maioria, pois eles além de tudo, contribuem ainda mais para o bem-estar dos seus pacientes.

Até logo 🙂

Vitor Jaci

 

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