Porquê nem só de Medicina o Bom Médico Prosperará

Olá Doutor, tudo bem?

Caso o seu dia a dia esteja resumido entre consultório, hospitais e plantões. Caso o pouco tempo livre que lhe resta você participa de congressos médicos. Caso até nos momentos de “lazer” como um jantar você discuta medicina com os pares e os amigos …

Então, saiba que nem só de medicina o bom médico viverá e prosperará.

Quantas vezes seus amigos ou pares não reclamaram do pouco tempo que você tem para eles?

A sua agenda de médico provavelmente é muito complicada, e se nos poucos momentos que você tem para relaxar e aprender algo novo o seu foco for a medicina, vai faltar muitas outras habilidades que só o médico bem sucedido tem.

Especialistas em carreira afirmam que independente da atividade profissional, existem dois tipos de conhecimento: Vertical e Horizontal.

Conhecimento Vertical: foco de aprendizagem na sua área de atuação.

Conhecimento Horizontal: foco de aprendizagem nas outras áreas de atuação diferentes da sua.

Imagine o conhecimento como uma linha reta …

A linha Vertical você tem apenas a opção de olhar para cima e para baixo, ou seja, o foco no seu mercado, para os seus colegas de profissão e para a sua especialidade.

A linha Horizontal você pode olhar para os lados, ver coisas fora do seu mercado, focar em algo totalmente diferente da medicina, porém, complementar à sua carreira.

Em um artigo intitulado Habilidades Valiosas x Habilidades Valorizadas eu falo sobre as 5 Habilidades VALIOSAS que podem gerar riqueza e elevar a sua carreira do médico de Valorizado para Valioso.

Essas habilidades são fundamentais para todo médico que deseja ser um empreendedor. Que deseja construir uma carreira ímpar. Que deseja se destacar na profissão.

Entre essas habilidades, eu destaco o marketing. É cada vez mais comum eu encontrar médicos em eventos de marketing. É cada vez mais comum eu ser procurado por médicos para ajudá-los a fazer marketing. Por semana, dezenas de novos médicos se inscrevem nos meus cursos para aprender marketing.

O marketing na medicina feito com ética e responsabilidade é uma realidade. A competição de mercado existe e cresce a ritmo acelerado. Todos os dias novos consultórios são abertos para concorrer com os que já estão estabelecidos.

O problema é que você aprende na faculdade de medicina que não se pode fazer marketing e auto-promoção, e que isso é antiético, mas ninguém nunca lhe ensinou na faculdade que o mercado da medicina é agressivo. Que as condições e a carga de trabalho que o médico será submetido farão com que apenas poucos especialistas possam levar a vida dos sonhos.

É possível sim o médico fazer marketing com ética e responsabilidade. Isso porque fazer marketing não é fazer propaganda, fazer auto-promoção e nem falar que é melhor que o seu colega de profissão. O marketing médico tem como meio chegar até o paciente por méritos e conhecimento.

O bom marketing médico lhe traz as ferramentas necessárias para se comunicar com pacientes e potenciais pacientes.

Quem irá ganhar essa competição? Aqueles que além da medicina sabem e colocam em prática o marketing, a administração, a gestão financeira, o relacionamento com pacientes, a gestão dos colaboradores e que saibam “vender” seu peixe.

Na medicina, é muito comum que o médico se especialize em algo, e a partir dessa especialização, quase todo o seu núcleo de amigos e de pares são relacionados a essa atividade.

Então, um simples almoço se torna local de discussão sobre um caso no hospital. Em casa, muitas vezes o seu par também é médico, e no jantar de domingo, mais um caso clínico é discutido.

No bar, depois de mais um plantão, você se reune com amigos, que também são médicos, e adivinhe o tema central da conversa?

Por mais que isso possa parecer engraçado é assim que as coisas acontecem na maioria das carreiras, e não apenas na do médico. Grande parte dos nossos pares e amigos são frutos de relacionamentos profissionais.

No conceito MÉDICO CELEBRIDADE desenvolvido por mim, existem quatro posições que um médico pode alcançar na sua carreira, destaque para a posição três e quatro.

A posição três é a do médico AUTORIDADE. Ele é um médico muito reconhecido pela comunidade médica, por isso, os próprios colegas indicam pacientes a ele, e isso faz com que ele possa cobrar um preço mais alto do que os médicos generalistas e especialistas (posição um e dois).

Na quarta posição está o MÉDICO CELEBRIDADE. Diferente do médico autoridade que é reconhecido pelos colegas de profissão, o médico celebridade é conhecido pelo público e pelas pessoas que moram na sua região de atendimento, ou seja, ele tem uma alta demanda, o que consequentemente possibilita ganhos mais altos do que a média do mercado.

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Por essa razão é importante sair algumas vezes da bolha da medicina e explorar outras possibilidades. Priorizar alguns congressos e deixar de ir em outros. Participar de cursos e palestras não ligados à medicina, mas que possam lhe trazer conhecimento extra para alavancar a sua carreira.

O conhecimento horizontal faz você LIGAR O RADAR. É quando você adquire esse conhecimento extra é que as oportunidades de mercado começam a ficar mais claras para você.

É certo que o bom médico nunca mais deixará de estudar e de se especializar em medicina, porque medicina é como a vida, e o dia que ele deixar de fazer isso, ele morrerá para a carreira.

Por favor, eu gostaria de ler a sua opinião sobre o tema, basta deixar o seu comentário abaixo, ok?

Abraço e sucesso 🙂
Vitor Jaci

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