Quando o Médico se torna uma Marca

Olá Doutor, tudo bem?

TODO PROFISSIONAL LIBERAL É UMA MARCA!

Se você concorda com essa minha afirmação, então, vamos falar um pouco sobre a sua marca.

Geralmente, achamos que uma marca é tudo aquilo que é um produto e tem um logo, certo? Porém, na verdade, uma marca é tudo aquilo que pode ser avaliado no mercado.

Para começar, imagine um copo todo branco de café expresso vendido na padaria do seu bairro. Esse expresso provavelmente não iria custar mais do que DOIS reais.

Agora, imagine um copo todo branco de café expresso com apenas um detalhe a mais, o logo do Starbucks. Esse expresso provavelmente não iria custar menos do que CINCO reais.

Pelo mesmo motivo várias marcas de celulares vendem android e apenas uma marca com uma maça mordida vende o Iphone. Qual custa mais e é mais desejado?

Sim, eu sei que você é médico. Eu sei que o seu negócio é fazer medicina. Porém, eu sei também que você, por meio dos seus pacientes, está sujeito aos mesmos julgamentos de bom ou ruim que uma empresa ou um produto sofrem no mercado.

Principalmente se você atender na saúde privada. Na qual, a competição do mercado e a expectativa do paciente só aumentam.

A sua grife ou a sua marca pessoal é o que fará com que pacientes paguem mais ou menos pelos seus serviços. E, é por isso que existem médicos que cobram um preço bem mais elevado do que média cobra e mesmo assim não sofrem com crises ou com espaços ociosos na agenda.

Por essa razão, você é avaliado constantemente por pacientes. E, essas avaliações são o viés que separa bons e reconhecidos especialistas dos especialistas commodities, aqueles que recebem o que a média recebe.

Todos nós temos guardados na nossa memória sentimentos sobre todas as marcas conhecidas. Sejam elas marcas de cafeterias, material esportivo, carros, produtos de higiene, salões de beleza ou profissionais como cantores e até MÉDICOS.

Esses sentimentos que cada marca carrega formam uma unidade de valor na mente de um dos seus consumidores e possíveis consumidores.

Marcas com um alto e bom valor sentimental são valorizadas pelo consumidor que paga mais. Marcas com baixo valor sentimental são consideradas de má qualidade ou sem grife, e atrairão apenas o consumidor que paga mais “barato”.

A pior de todas as situações são os produtos, os serviços e os PROFISSIONAIS que não tem marca nenhuma. Para o consumidor, eles são apenas uma commodity com um preço médio e sem direito de cobrar nada além desse preço porque se cobrar será CARO.

COMO O PACIENTE JULGA A MARCA DE UM MÉDICO?

Toda vez que um paciente precisa escolher entre um médico e outro, entre pagar a mais por uma consulta ou um procedimento particular, ele vai levar em consideração alguns fatores. E, esse conjunto de fatores são a sua marca.

O paciente irá se perguntar se o médico tem?

•Avaliações positivas sobre o seu serviço/atendimento?
•Presença constantemente na mídia? (se sim, ele demostra conhecer profundamente o tema);
•Recomendação por outros especialistas?
•Títulos e diplomas respeitados?
•Anos de experiência no tema?
•Método ou técnica exclusivo?
•Espaço de atendimento de fácil acesso e com infra-estrutura capaz de atendê-lo?
•Livro ou vídeos sobre a sua especialidade?
•Boa aparência? (ter boa aparência não significa ser belo);
•Milhares de seguidores engajados em mídias sociais?
•Presença digital na sua região de atendimento?

Certamente, muitas dessas perguntas você poderá responder com propriedade, porém, a única maneira de divulgá-las com ética e eficiência é o marketing.

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Sem o marketing, a divulgação da sua marca ficará restrita a um grupo de pessoas que conhecem o seu serviço e lhe admiram, contudo, esse grupo de pessoas têm as suas limitações. Eles só conseguirão divulgar o seu trabalho para um número limitado de pessoas.

É um trabalho de formiguinha.

Por outro lado, se você souber fazer o seu marketing, você certamente conseguirá divulgar o seu trabalhopara centenas e milhares de potenciais pacientes que moram na sua região de atendimento.

O que Roberto Kalil, Angelita Habr-Gama, Adib Jatene, Lair Ribeiro, Drauzio Varella, Ivo Pitangui e Osmar de Oliveira têm ou tinham em comum?

Todos eles se tornaram um nome/marca valiosos. Uns por ser pioneiros em estudos, técnicas e métodos. Outros por estar na mídia. Outros por ser referência e obter reconhecimento de outros especialistas. Todos esses nomes citados são de médicos famosos e valorizados, porém, o tipo de médico/marca que eu me refiro não são os mais famosos. E sim, aquele especialista se destaca na sua região.

Toda cidade ou região tem um especialista que é mais valorizado! E, caso você deseje ter uma carreira mais valorizada, é esse tipo de especialista que você deve ser.

O intuito desse artigo foi mostrar para você que há possibilidade real de alavancar a sua carreira e ser reconhecido e valorizado como especialista. Primeiro, basta você se enxergar como uma marca. Depois, entender e aplicar o marketing.

Caso você queira aprender e debater sobre marketing médico comigo CLIQUE AQUI ou fique atento aos meus próximos e-mails.

Obrigado e tenha uma semana abençoada de trabalho 🙂
Vitor Jaci

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