4 Automações de Marketing que Todo Médico Deveria Conhecer

Olá Doutor, tudo bem?

Seja sincero comigo:

Eu sei que existem mais de 450 mil médicos diplomados e que exercem a medicina pelo Brasil, segundo o CRM.

No entanto, eu também tenho ciência de que mais de 60% deles ainda não trabalham nenhum tipo de estratégia de marketing digital.

Você é um deles?

Se a sua resposta é positiva, preciso te dizer que está perdendo oportunidades incríveis de atrair pacientes, melhorar seu relacionamento, aumentar o ticket médio dos seus serviços e claro, deixar sua agenda sempre cheia.

Nunca é tarde para começar e tudo o que eu quero é te ajudar a ter sucesso em sua carreira para que o marketing trabalhe para você, enquanto a sua única preocupação é atender bem cada um de seus pacientes.

Diante disso, você sabia que pode automatizar diversas estratégias para que elas funcionem sem a necessidade de seu acompanhamento diário?

A agenda do médico é sempre atribulada, portanto, ações de marketing que tomam tempo serão relegadas por ele.

Concentre-se naquilo que você é bom, delegue o resto – Steve Jobs

O ideal, é automatizar ao máximo os processos, para que o especialista possa focar na medicina.

Preparei esse conteúdo para te contar algumas dessas automações que vão facilitar o seu dia a dia.

Automações de Marketing que todo médico deveria aplicar no consultório

1˚ – Automação para informações prévias

Imagine o paciente chegar até o seu consultório com informações prévias sobre o seu currículo, serviços, e principalmente, sobre o procedimento que ele será submetido?

A técnica da apresentação antecipada tem sido utilizada por dezenas de médicos para fazer marketing pessoal e estreitar o relacionamento com paciente antes mesmo da consulta.

Clique Aqui e conheça a técnica da apresentação antecipada para aumentar a confiança do paciente

2˚ – Automação para datas comemorativas

É sempre uma satisfação receber cumprimentos de pessoas queridas em datas especiais concorda?

Quando você faz o primeiro atendimento de seu paciente, certamente, você já se preocupa em salvar seus contatos no sistema, afinal pode precisar no decorrer do tratamento.

Então, com nome completo, data de nascimento, telefone e e-mail já é possível aplicar diferentes tipos de estratégias de automação.

Uma clássica já utilizada há tempos é a lembrança do paciente em relação as datas comemorativas. Antigamente, o envio de cartão ou uma ligação era a alternativa.

Agora não é mais necessário!

Envie um e-mail ou um SMS de forma automática. Através de um software de disparo de e-mail, por exemplo, você pode deixar a automação pronta com base em sua lista de contatos.

Ajustando isso, o envio vai acontecer nas datas pré-programadas.

3˚ – Automação para confirmação de consulta

O paciente nem sempre se lembra dos seus compromissos, inclusive, do horário e dia da consulta, vale a pena lembra-lo!

A conformação de consulta é algo bastante praticado por muitos consultórios, até porque, imprevistos podem ocorrer ou mesmo, o esquecimento por parte do paciente.

Enviar um SMS ou uma mensagem através do Whatsapp para confirmação de consulta é uma das estratégias mais inteligentes que a automação pode proporcionar.

Sem contar que você vai economizar o tempo diário da sua secretária.

Com um software de gestão integrado ao prontuário eletrônico de seu paciente é possível programar o disparo de confirmação com a antecedência que você julga ideal.

Algo muito simples, mas que otimiza demais o tempo.

4˚ – Automação para relembrar os retornos

A maioria dos pacientes não irão retornar regularmente para o seu consultório, mesmo que eles precisem!

Você pode usar a automação para relembrar retornos com a mesma finalidade do SMS ou então, para pacientes menos ativos que não estão em tratamento, mas que merecem um check up anual.

Nesse ponto, vale a pena avaliar o que atende melhor o perfil de seu paciente: SMS, Whatsapp ou e-mail. Tendo essa resposta em mãos fica muito mais simples compreender a melhor forma de comunicação.

Essas são apenas 4 opções onde você pode aplicar automação, otimizar seu tempo e com isso, melhorar ainda mais as possibilidades de seu atendimento.

Obrigado Doutor e sucesso na sua carreira 🙂

Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico

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