5 Diferentes Tipos de Estratégias de Marketing Médico

Olá doutor, tudo bem?

Você acha que o marketing médico é somente um? Hoje vou lhe apresentar alguns tipos e estratégias de marketing para você aplicar no seu consultório.

Existem dezenas de especialidades na medicina, e principalmente, de subespecialidades, certo?

E, assim como existem também inúmeros protocolos de tratamentos e intervenções para cada tipo de patologia, existem várias estratégias para aplicar o marketing médico.

E, mais do que isso, existem diversos tipos de marketing.

Ou seja, é um infinito de possibilidades que podem te ajudar a engajar cada vez mais pessoas, aumentar o seu fluxo de pacientes e consequentemente a lucratividade da clínica.

Eu falo dessas estratégias literalmente todos os dias da minha vida, seja nas redes sociais, cursos ou até mesmo com amigos médicos.

Recentemente eu fiz uma enquete no meu Instagram sobre os diferentes tipos marketing, e para o meu espanto eu descobri que a maioria dos meus seguidores médicos, não entendiam a diferença.

Pensando nisso, eu fiz um vídeo no meu canal no Youtube explicando a diferença e aplicabilidade de 5 tipos de estratégias de marketing médico.

É importante que você clique no vídeo abaixo para assistir.

Como o assunto é relevante, eu resolvi trazer este conteúdo para o blog também.

5 Tipos diferentes de marketing que o médico pode aplicar

Vamos começar por uma vertente do marketing muito comum entre os profissionais iniciantes.

Branding

O Branding são estratégias de marketing para se tornar conhecido na região de atendimento.

Nesta estratégia, a oferta e venda de serviços não é o objetivo principal, mas sim fortalecer a sua marca pessoal para se posicionar na sua cidade.

O intuito do branding não é vender um serviço que o médico realiza, mas sim que as pessoas tenham consciência que o consultório existe naquela região.

E, que quando alguém perguntar: você conhece um cardiologista na cidade?

Que a clínica ou o nome do médico sejam sempre a primeira opção.

No passado, era comum que os médicos fizessem propaganda em outdoors na cidade, hoje em dia é mais comum que isso seja feito nas redes sociais, mas a lógica é a mesma: fazer com o que seu nome e o que você faz esteja na memória das pessoas.

Marketing de conteúdo

Diferente do branding que simplesmente as pessoas passam a lhe conhecer, o marketing de conteúdo faz com que as pessoas confiem nos seus serviços.

Porque por meio de um bom conteúdo publicado sobre uma patologia, um tratamento, um procedimento, elas podem se identificar com o que foi descrito.

O conteúdo pode ser publicado online em sites, blogs, vídeos, e textos. E, também, poderá ser divulgado offline, como em revistas e livros publicados.

Em ambos os casos, os pacientes percebem que você é um médico conhecedor do tema e digno de respeito.

É importante que o médico doe conteúdo interessante e útil ao seu público, seja no Instagram, Facebook, Youtube, blog, revistas e livros.

E esta é a promessa do marketing de conteúdo, e o resultado é que o público passe a ver o médico como um especialista em determinada patologia e tratamento.

O seu conteúdo pode ter tanta relevância que você se torne uma fonte confiável de informações. Isso é muito bom para sua reputação e posicionamento!

Marketing Pessoal

Esta é outra possibilidade para os profissionais da saúde, investir na construção da sua marca pessoal é muito importante na carreira do médico.

O marketing pessoal geralmente está alinhado ao como e aonde eu irei aparecer.

Marketing pessoal vai desde escrever um livro com uma linguagem para entendimento do público (e não para outros médicos), aparecer em programas de TV, entrevistas etc.

Esses são elementos que ajudam a compor a autoridade do médico.

Marketing de Relacionamento

A estratégia do marketing de relacionamento é primordial para fidelizar os pacientes que você já atende.

Eu sempre falo: “o relacionamento entre médico e paciente não deveria acabar no consultório”.

E, os médicos que entendem de marketing sabem disso.

A gente sabe que hoje relacionamento é tudo. Profissionalismo é o mínimo, se relacionar com os seus pacientes pode ser o grande diferencial do médico.

E como fazer isso? Primeiro você deve criar um lista de pacientes atendidos.

Depois, se relacionar periodicamente com eles, pode enviar dicas de saúde por e-mail ou até mesmo WhatsApp, instruir a sua secretária para fazer follow-up mensalmente para que vocês consigam resgatar pacientes.

Esse relacionamento pode ser criado e feito com potenciais pacientes também.

Se você tem uma lista de e-mails de pessoas da sua cidade, é possível que você envie conteúdo relacionado aos seus serviços para eles, e com o tempo, alguma dessas pessoas irão lhe procurar.

Como já foi dito aqui, doar conteúdo é sempre uma boa ideia, seja para construção de autoridade ou relacionamento.

Marketing Direto

Talvez essa seja a estratégia de marketing médico mais poderosa para atrair pacientes para o consultório em curto prazo.

O marketing direto, diferente dos outros, ele é totalmente voltado para obter uma resposta concreta, seja agendamentos, seja de interesse.

E, principalmente, uma resposta que seja mensurável.

Nessa estratégia é importante que o médico selecione um tratamento ou serviço específico que ele realiza.

Vamos supor que você é cirurgião plástico e escolha focar em rinoplastia.

Você pode criar uma página de vendas, com conteúdo denso sobre o procedimento, as técnicas disponíveis, o tempo recuperação etc.

Isso para sanar todas as dúvidas acerca da cirurgia e quebrar possíveis objeções.

Diferentemente do marketing de conteúdo e das outras estratégias que citei acima, esta é uma estratégia focada e voltada à venda.

Por isso, é importante que no final desta página tenha um CTA concreto, indicando uma ação que o paciente deverá executar.

Essa ação pode ser desde de inserir o e-mail ou informações para que a secretária entre em contato, ou até mesmo um espaço para indicar interesse em agendar uma consulta.

Deixa eu te contar um segredo? Esta é, sem dúvidas, minha estratégia favorita.

Por que? O marketing direto é o único onde eu consigo mensurar os resultados em números.

É possível acompanhar os resultados da ação imediatamente, seja no número de consultas agendadas, contatos feitos e até mesmo na receita do consultório.

Eu acredito que ela seja a mais assertiva para os médicos porque traz resultados mais rápidos e eu tenho visto que poucos médicos conhecem e aplicam.

Espero que minhas dicas tenham lhe ajudado. Se restou alguma dúvida sobre elas CLIQUE AQUI e assista ao vídeo no qual eu explico detalhadamente essas 5 estratégias.

Qualquer dúvida, por favor, não hesite em me escrever.

Obrigado pelo seu tempo e sucesso na carreira!

Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico

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