5 Maneiras Proibidas de Usar a Imagem do Paciente no Marketing Médico

Olá doutor, tudo bem?

O médico pode usar a imagem do paciente no Marketing Médico?

O código de publicidade médica tem regras rígidas sobre esse assunto.

Confira as 5 maneiras proibidas de usar a imagem do paciente (e que podem fazer você perder o CRM)

1. Antes e depois 

O primeiro ponto é, você não pode identificar o paciente por questões de privacidade e ética médica.

E o segundo ponto, mesmo se fosse permitido, eu não indicaria porque quando você posta um antes e depois porque isso induz a um resultado.

E nós sabemos que o resultado de qualquer procedimento depende da resposta do organismo e características do paciente.

E quando você faz esse tipo de publicação, o paciente entende como uma promessa de resultados que você não pode garantir. E isso pode levar à um processo administrativo e uma dor de cabeça muito grande.

Portanto, evite!

2. Postar fotos durante o procedimento

Doutor, mesmo com a autorização do paciente você não pode publicar esse tipo de conteúdo pois pode identificar o paciente (o que é proibido).

E pela visão do Marketing, eu não acredito que isso seja bom para você.

Já que as pessoas não querem ver dor, sangue ou algo que remeta a cicatriz. O que os pacientes gostam de ver e os fazem agendar é a transformação.

Invista em conteúdos que gere desejo do paciente através dos benefícios.

3. E só uma partezinha?

Também não pode!

Uma única pinta, cicatriz, marca de nascença ou tatuagem é capaz de identificar o paciente. Então não pode!

O CFM não é específico se você pode postar somente uma parte do corpo do paciente mas eu já vi alguns médicos sofrerem processos administrativos por conta disso.

Então é melhor evitar, não é mesmo?

4. Antes e depois de amigos e familiares

“Mas não é meu paciente… É o meu marido.”

O conselho enxerga todo mundo como paciente, até mesmo se você fizer um procedimento em você mesmo e postar.

Complexo, né?

5. Depoimentos 

O depoimento de um paciente é valioso na hora de demonstrar sua autoridade médica e pode fazer com que outros pacientes agendem, e é muito importante que você de forma ativa capte bons depoimentos de pacientes.

Mas você não pode publicá-lo em suas redes ou sites.

Isso caracteriza exposição da imagem do paciente.

Capte depoimentos mas em outros sites, como no Google Meu Negócio.

Por favor, espero ler o seu comentário sobre o artigo.

Me conte: quais dessas regras você mudaria e por que?

Clique aqui e saiba como o médico pode captar novos pacientes de forma ética e estratégica.

Obrigado e sucesso na sua carreira médica.

Vitor Jaci

Deseja Atrair mais

Pacientes Particulares na sua Agenda?

Insira o seu e-mail principal e receba as minhas DICAS DE MARKETING MÉDICO EXCLUSIVAS