6 Sinais de Que o Corpo do Médico Fala e Podem Deixar os Pacientes Insatisfeitos

Olá doutor, tudo bem?

Você sabia que a sua postura corporal dentro do consultório pode influenciar na experiência e na satisfação do paciente?

Tanto positivamente, quanto negativamente…

Por isso, hoje eu vou te falar quais são os 6 sinais corporais do médico que pode fazer com que o paciente não retorne…

O objetivo deste artigo, não é te ensinar a se portar no consultório e tratar os seus pacientes.

Até porque eu tenho certeza que você já desenvolveu o seu próprio método de comunicação com os pacientes, além de toda a perícia médica.

Mas, dentro das minhas limitações, eu quero te dar algumas dicas que podem parecer óbvias, mas talvez os seus pacientes não retornam e não te indicam para os amigos e você nem sabe o motivo.

Através de pesquisa e alguns testes, pude identificar as principais causas de reclamações de paciente sobre o médico, e as reclamações se repetiam: “o Doutor não me deu atenção…”, “o Doutor só olha para a tela do celular…”.

E a gente sabe o prejuízo que esse tipo de reclamação pode arranhar a sua imagem e destruir a sua reputação. E com certeza, não é isso o que você quer, principalmente, se tiver o seu próprio consultório.

Você não quer que o paciente procure outro médico simplesmente porque não se sentiu acolhido durante o seu atendimento.

Confira agora os 6 sinais que o corpo do médico fala e pode espantar os pacientes

1. Olhar distante 

Uma das coisas mais importantes da comunicação é o olho no olho. Se você tem um olhar furtivo, não encara os seus pacientes no olhos e parece que você está sempre procurando alguma coisa na sala…

O paciente vai entender que você não está interessado naquele atendimento; e em ouvir o que ele fala.

2. Ombros e braços 

Se enquanto o paciente fala, você está com os ombros retraídos e braços cruzados, o paciente pode interpretar que você não está dando atenção ao que ele fala, e o pior, ele vai ficar extremamente desconfortável.

O mesmo acontece com o paciente, se durante um diagnóstico ou apresentação de tratamento o paciente estiver com os braços cruzados e ombros retraídos, talvez ele esteja resistente à sua indicação.

3. Tom de voz

Se você gagueja ou altera o tom com frequência, isso pode demonstrar insegurança ao paciente. Um tom ameno e constante é o ideal para transmitir uma mensagem, segurança e profissionalismo ao paciente.

Além disso, se você altera o tom, pode parecer que você está inseguro sobre o que está falando, estressado, impaciente e por aí vai…

4. Pés e mãos agitados

Sabe quando você está conversando com um amigo e nota que ele está mexendo os pés e mãos rapidamente? Isso é um sinal de ansiedade. E a sensação que dá é que a pessoa quer abandonar aquela conversa e ir embora.

Se durante a consulta você tiver essa postura, o paciente vai sentir que você está ansioso e quer que o atendimento acabe logo.

5. Semblante carrancudo 

Talvez uma expressão mais séria faça parte da sua personalidade, mas lembre-se, ao vestir o jaleco, deixe de lado sua vida e preocupações pessoais.

Um rosto leve e acolhedor contribui e muito para uma experiência positiva do paciente.

6. Celular

Essa é a reclamação mais comum nos perfis de médico.

Além de ser uma gafe enorme, responder à mensagens ou atender ligações durante a consulta é uma atitude inaceitável no consultório.

Eu sei que você tem assuntos de urgência para tratar, mas esqueça-os durante o atendimento ou você terá um prejuízo financeiro enorme e a reputação arranhada.

Doutor, essas são 6 atitudes que você deve evitar dentro do consultório, e na dúvida, do que é certo ou errado, use sempre o bom senso.

Coloque-se no lugar do paciente e opte sempre por aquilo que pode tornar a experiência dele o mais agradável possível.

Tenha sempre em mente que tudo no ambiente influencia nessa experiência.

Não se esqueça que são os detalhes que fazem diferença, e que fazem o paciente voltar e trazer os amigos.

No curso Gatilhos do Agendamento eu ensino 42 maneiras para o médico se comportar e se comunicar para converter mais pacientes e aumentar a sua satisfação.

Obrigado pelo seu tempo e sucesso na carreira.

Vitor Jaci

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