A Estratégia do E-mail Marketing para Fidelizar Pacientes

Olá Doutor, tudo bem?

Ter pacientes fidelizados é tudo o que qualquer médico deseja, não é?

Uma clientela fiel que procura os seu serviço durante anos fortalece o seu nome, e também, o seu consultório.

Se esse também é o seu caso, se você deseja fidelizar pacientes, então, o ideal é que além de ser um bom médico, você precisa entender de e-mail marketing.

Durante os meus anos de experiência trabalhando com marketing médico, eu posso lhe garantir: o e-mail marketing fideliza pacientes.

O e-mail marketing fideliza pacientes porque ele promove o contato constante com pessoas que já consumiram o seu serviço pelo menos uma vez, ou seja, uma lista de pacientes.

Ao manter contato constante com essas pessoas, você continua na mente delas, e isso, fortalece o seu SHARE OF MIND. Ou seja, seus pacientes irão lembrar de você mesmo depois de meses ou anos.

Imagina se eu perguntar para uma pessoa a esmo na rua: Me indica um cardiologista?

Provavelmente, essa pessoa não saberá prontamente me indicar nenhum cardio, isso porque nenhum cardiologista marca presença na mente dela, apesar dela já ter visitado o cardiologista algumas vezes.

É de suma importância que você (doutor) permaneçana lembrança das pessoas que já consumiram algum tipo de serviço no seu consultório.

Manter contato constante significa marcar presença, dizer: Olá, não se esqueça de mim, ok? Se precisar estou aqui!

O grande problema do e-mail marketing médico é que a grande maioria dos especialistas ou não fazem esse trabalho, ou os poucos que fazem, infelizmente utilizam essa estratégia da maneira incorreta.

Geralmente o médico ou clínica tem uma base de clientes, e esporadicamente envia para essa base umanewsletter ou alguma promoção de procedimento.

Ao fazer isso, o que deveria aproximar o paciente, na verdade, o deixa cada vez mais longe. Afinal, ninguém mais abre newsletter ou e-mails promocionais.

Outro ponto é que ao terceirizar esse serviço pouquíssimas agências de marketing sabem trabalhar com o e-mail marketing da maneira correta, do modo que fortaleça o relacionamento entre médico e paciente.

A intenção do e-mail marketing é fazer o MARKETING DIRETO, e o marketing direto significa utilizar uma comunicação estritamente individual. É como se o médico falasse exclusivamente com um paciente, como se o e-mail fosse escrito diretamente para aquela pessoa e não para uma massa de pacientes.

Por isso que eu advogo, faça você mesmo o seu e-mail marketing.

E também, nada de comprar listas frias de e-mails. Utilize a lista de pacientes que já te conhecem, só uma pessoa que lhe conhece irá abrir o seu e-mail e interagir com você.

Como o e-mail marketing médico deveria funcionar?

O e-mail marketing médico ideal seria enviar para a sua base de pacientes a cada 20 ou 30 dias algumas dicas que provavelmente melhorariam a vida desses pacientes.

Qualquer dica?

Não. O certo é enviar dicas ligadas à sua especialidade.

Mas, isso dá trabalho?

Não. Existem várias ferramentas de e-mail marketing que possibilitam enviar a sua mensagem em massa para uma lista de pacientes. Algumas dessas ferramentas são gratuitas.

E o formato ideal também não seria trabalhoso, isso porque você deveria escrever um e-mail com no máximo 5 parágrafos.

Veja o EXEMPLO abaixo:

“Olá, bom dia!

Você sabia que comer cenoura faz bem para a sua visão?

Pois é, a cenoura tem betacaroteno, que é um antioxidante natural, e é uma fonte de vitamina A, que faz bem para a retina dos seus olhos 🙂

Espero que você tenha gostado dessa dica.

Obrigado 🙂
Vitor Jaci – Oftalmologista”

Viu só? Se comunicar com os seus pacientes por meio do e-mail marketing não dá trabalho. Escrever 5 parágrafos por mês não é nada trabalhos perto do benefício de ser sempre lembrado.

Espero que você tenha gostado da dica de hoje 🙂

Obrigado, por favor, me dê a sua opinião sobre o e-mail marketing médico, ok?

Abraço e boa noite!
Vitor Jaci

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