Como Definir e Cobrar o Preço Adequado da Consulta Médica

Olá Doutor, tudo bem?

Será que o preço da sua consulta médica é competitivo e lucrativo?

Quando falamos de preço de consulta médica no Brasil, logo devemos salientar que na saúde pública ou suplementar, o médico ou o gestor não têm autonomia para precificar os seus serviços.

Porém, os médicos liberais, aqueles que trabalham com consultório particular ou clínica popular, devem se atentar e refletir sobre o preço cobrado pelos seus serviços.

Outro caso são os cirurgiões, que muitas vezes podem cobrar um valor menor pela consulta com o intuito de lucrar nas cirurgias, mas mesmo para eles, ter uma política de precificação adequada é fundamental.

Definir o preço da consulta médica pode parecer muito simples, mas não é. E o pior, sabe quando você vai perceber que tem algo errado?

Quando você notar que sua agenda está lotada, que ela não tem mais nenhum horário para atendimento e mesmo assim, as contas no fim do mês estão sempre apertadas ou quase no vermelho.

É muito comum ver clínicas com um bom volume de pacientes, fechar as portas porque não tinham controle financeiro, inclusive com procedimentos que geravam prejuízo.

Fatores decisivos de precificação

Existem alguns fatores que vão te auxiliar a entender a precificação ideal do seus serviços, mas eu já te adianto: Mesmo para uma mesma especialidade, os valores podem ser bem variáveis.

O Tempo de profissão, a residência, os cursos de formação e especialização, a estrutura oferecida e até mesmo, o tempo que você dedicará a cada paciente ou procedimento são alguns dos elementos que farão parte da sua base de cálculo.

Mas, os principais fatores para precificar serviços médicos são os custos e as despesas da operação, a tributação, o mercado, a hora de trabalho do médico e principalmente, a margem de lucro.

Entendo que isso parece algo muito complexo de ser compreendido, então eu vou te ajudar. Leia esse conteúdo até o final e entenda um pouco sobre o que estou falando.

O que devo analisar na hora de definir o preço da consulta médica?

Primeiro passo de tudo: Qual o seu custo para deixar sua clínica funcionando?

Para isso, você terá que levantar suas contas básicas: luz, água, internet, manutenção de seus equipamentos, colaboradores e o que mais for um custo fixo.

A tributação e os impostos também devem ser levados em consideração.

Ah, não deixe de incluir um custo fixo com seus gastos em publicidade, pois sem eles, sua clínica não cresce.

Com isso em mãos, é a hora de fazer o levantamento total com outros valores. Vou comentar um pouco sobre cada um deles.

Passo a passo de como definir o preço da consulta médica

Seguindo a informação que acabo de te dar acima é o momento de se atentar aos itens abaixo.

Passo 1 – Custos variáveis

Você tem uma reserva para custos variáveis? Por exemplo, quando seu notebook queima ou então, quando um equipamento quebra, dá onde você tira a verba para isso?

Nesses cálculos, você precisa incluir um custo de fundo de reserva para que não seja necessário a virada do mês.

Além disso, é preciso ter claro o custo com mão de oba terceirizada, compra de material, insumos e o que mais você faz uso durante o mês. Cada item desse precisa estar em suas contas.

Outro custo variável que deve ser levado em consideração é o da atualização profissional, seja do médico ou dos colaboradores, o fundo de reserva deverá suprir também esses custos.

Passo 2 – Analise sua concorrência

Será necessário analisar qual é a precificação da concorrência, seja clínicas ou médicos, na sua região de atendimento.

Mas antes de tudo, defina quem é a sua verdadeira concorrência.

Por exemplo, uma clínica popular na esquina, talvez não seja seu concorrente direto, já que a sua clínica pode ser voltada a um público premium.

Mesmo um cardiologista que atende lado a lado de outro, podem não ser concorrentes diretos.

Eleja como concorrentes diretos apenas aqueles médicos ou clínicas que oferecem os mesmos serviços que os seus, e com a infra-estrutura, a tecnologia e a experiência do consumidor parecidos.

Se a concorrência for muita alta, não há como trabalhar com um valor muito alto, pois acabará perdendo pacientes.

A não ser que você seja altamente procurado pois é uma referência na especialidade ou é um médico celebridade na região.

Agora se você for um dos únicos especialistas da região pode valorizar seu trabalho e cobrar um preço justo.

Outra maneira de se basear pela concorrência é analisar a tabela de preço cobrada pelos serviços de cada especialidade, que geralmente é divulgada pelas sociedades ou sindicatos, mas na maioria das vezes, ela não condiz com a realidade.

Passo 3 – Defina sua hora de trabalho

Quanto você (médico) recebe por hora de trabalho?

Infelizmente, a grande maioria dos médicos não sabem responder essa pergunta!

Mesmo a clinica sendo sua, será necessário estabelecer um valor para sua hora de trabalho. Isso deverá ser calculado, afinal é um valor primordial para estabelecer o valor da consulta.

Se o valor que eu recebo por hora em todos os meus trabalhos é x e eu realizo no máximo três consultas por hora, logo, eu devo cobrar um valor mínimo de y para valorizar a minha hora.

Caso nunca tenha pensado sobre isso, seria bom pensar, pois será fundamental.

Passo 4 – Defina sua margem de lucro

Uma das premissas fundamentais para definir o preço adequado da consulta é definir a margem de lucro dos serviços.

De preferência, que seja a margem de lucro líquida.

Abaixo, irei lhe mostrar um exemplo de como calcular:

Receita total do consultório: R$ 50.000

Custos dos serviços: R$ 19.000

Impostos sobre os serviços: R$ 4.000

Despesas fixas e variáveis: R$ 8.000

Lucro líquido: R$ 50.000 – R$ 19.000 – R$ 4.000 – R$ 8.000 = R$ 19.000

Margem de lucro líquido: R$ 19.000/R$ 50.000 = 0,38 x 100 = 38%

O ideal é que a receita líquida do consultório seja no mínimo acima dos 20%.

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No mais é isso, trace um valor com base no levantamento desses cálculos e acompanhe o fluxo de caixa no decorrer dos meses. Essa é a única forma de ter certeza.

Obrigado Doutor e sucesso na sua carreira 🙂

Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico

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