Dicas para Abrir o Primeiro Consultório Médico com Segurança

Olá doutor, tudo bem?

“Vitor, você tem alguma dica para eu abrir o primeiro consultório?”

Essa é uma pergunta que eu recebo praticamente todos os dias e talvez, ela seja a sua também.

Eu até publiquei recentemente no meu canal do YouTube, um vídeo sobre o assunto.

Você se formou recentemente ou está exausto de tantas horas de trabalho com pouco resultado financeiro? E pior, sem reconhecimento.

Chegou a hora de se dedicar pelo seu próprio sonho?

Seu consultório próprio?

Antes de mais nada, gostaria de lhe parabenizar, você está prestes à dar um passo muito importante na sua carreira e principalmente, na sua vida.

Há uma década eu convivo e trabalho com médicos especialistas de alto nível. A perícia médica da maioria é indiscutível, mas existe uma carência de informação muito comum entre eles.

Conhecimento para abrir e administrar um negócio.

Pensando em ajudar você, separei algumas informações primordiais e essenciais para abrir o primeiro consultório.

Lembrando que, como profissional liberal, a marca do médico está atrelada a sua marca pessoal e isso inclui sua personalidade e seu posicionamento no mercado.

5 Dicas Para Abrir o Primeiro Consultório Médico

Clientela

“Eu já tenho clientela?”

Essa é uma reflexão muito importante, e geralmente, é a primeira pergunta que eu faço médico nessa situação.

O que isso quer dizer? 

Caso você já tenha uma clientela fiel que lhe procura nos consultórios, nas clínicas ou nos hospitais que você atende, então, pode abrir o primeiro consultório sem medo. Caso você consiga lotar pelo menos um período da semana com eles.

Mas veja bem, esses pacientes procuram você e não a clínica que você atende.

Se você já tiver uma gama de pacientes fiéis, será fácil levá-los até o novo consultório. Caso contrário, seus esforços e investimentos deverão se voltar para a captação de novos pacientes. 

E, para isso, você precisará investir em marketing. E, nesse primeiro momento não será pouco.

Há muitos pontos à serem levados em consideração antes de decidir abrir o consultório próprio. Por isso, neste momento é importante manter os pés no chão para não atropelar as etapas e não ter prejuízos.

Mas se você ainda não clientela o bastante, é importante que você se atente ao próximo ponto.

Economia burra

Outro ponto que eu sempre gosto de destacar: ou você conhece do negócio ou você busca ajuda de quem conhece.

O termo “economia burra” pode até parecer grosseiro, mas quer dizer que no primeiro momento, você precisa investir em ajuda profissional.

Imagine o quanto de tempo e de receita você pode perder simplesmente porque não sabe lidar com a função de gestor de um consultório médico.

Eu noto que no começo do consultório, o médico quer economizar o máximo possível, portanto, ele acredita ser capaz de resolver tudo. Mas, depois de um tempo, os problemas e os prejuízos começam a acumular.

O que eu sugiro não é onerar ainda mais a folha de pagamentos, e sim, buscar ajuda de um consultor que tenha experiência em consultório médico, para que esporadicamente, vocês possam resolver problemas e até adiantá-los.

Portanto, não descarte procurar por ajuda. Apenas um profissional capacitado pode prestar consultoria inteligente para te ajudar a cortar atalhos e evitar que o seu consultório quebre nos primeiros anos.

Estudo de mercado

Outro ponto que eu julgo ser fundamental é o estudo prévio do mercado.

Antes de optar pelo local para finalmente abrir o seu próprio consultório, é essencial que você pesquise sobre a área e sobre a tendência de adesão do público ao empreendimento naquela região.

Além disso, estudar o mercado é importante para que você não se surpreenda e sofra com concorrência desleal. 

Por exemplo, imagine que você seja um dermatologista e decida abrir um consultório numa região onde já existe um dermatologista referência e não fez um estudo sobre isso, você provavelmente vai mais perder do que ganhar com esse investimento.

Ou que você irá abrir uma clínica popular em um local já saturado dessa modalidade.

Então estude a área, estude os seus concorrentes e estude marketing para que traçar planos assertivos.

Planejamento financeiro

Controle e planejamento financeiro é a chave!

E este deve ser pensado a longo prazo. Uma vez que, um novo negócio demora a trazer retorno financeiro positivo. 

O grande desafio dos médicos que abriram consultório há pouco tempo é desvincular a empresa da sua renda pessoal.

O médico não pode enxergar o negócio como uma fonte de renda pessoal, as duas coisas devem estar em paralelo.

E esse planejamento deve estar alinhado também à demanda e às necessidades do mercado.

Custos fixos

Outro ponto que deve ser levado em consideração são os custos fixos do consultório.

E, quanto mais você diminuir esses custos com aluguel, colaboradores e despesas, maiores serão as suas margens de lucro.

Para isso, busque angariar parcerias com colegas para diluir entre vocês as despesas mensais.

Por exemplo, se você tem uma clínica com 2 consultórios ou mais. Encontre um médico de outra área disposto a ter um consultório próprio também e faça a proposta.

Ou, alugue a sala em momentos ociosos para outros profissionais da saúde, sejam eles médicos ou não.

Espero que minhas dicas tenham lhe ajudado. Qualquer dúvida, por favor, não hesite em me escrever.

Obrigado pelo seu tempo e sucesso na carreira!

Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico 

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