Dicas para Evitar a Inadimplência de Pacientes em Consultórios e Clínicas Médicas

Olá Doutor, tudo bem?

O assunto que vamos tratar hoje é bastante delicado, talvez, um dos maiores desafios de qualquer profissional: lidar com pacientes inadimplentes.

O que eu posso te adiantar é que, infelizmente, nem eu nem ninguém tem a solução definitiva para isso.

Mas, talvez, eu consiga colaborar com você dividindo um pouco de minha experiência nesse segmento. Já desenvolvi muitas estratégias e algumas foram com foco em diminuir ou evitar esse tipo de situação.

Sei bem que ela compromete tudo: sua folha de pagamento, fluxo de caixa, freia seus investimentos futuros.

Na maioria dos consultórios médicos, a cobrança pelo serviço é efetuada antes ou logo após ele ser realizado, porém, ainda há certas especialidades, nas quais, o pagamento é efetuado durante um período, e isso, pode gerar a inadimplência.

Segundo informações do SERASA Experian, 61,1 milhões de brasileiros estão negativados por dívidas em aberto.

Para te ajudar a evitar que isso ocorra em seu consultório ou clínica, eu separei  algumas dicas abaixo.

5 dicas para tentar evitar a inadimplência de seus pacientes

Dica 1 – No momento de fechar um contrato, seja claro e explícito

O ponto de partida, ao meu ver, para evitar a inadimplência é buscar ser claro e explícito desde o fechamento do contrato da prestação de serviço.

Deixe bem claro os valores praticados, o que está incluso e o que terá uma cobrança extra, caso seja utilizado.

Quando você adota essa postura, fica muito mais fácil efetuar as cobranças e, claro, não há surpresa de valores.

Existem casos de pacientes que fecham determinados serviços e se recusam em pagar adicionais, acreditando que o serviço contratado cobria todos os outros custos.

Dica 2 – Seja flexível com as datas acordadas

Tenha a ciência de que seria muito mais fácil receber todos os seus pagamentos em um único dia, dessa forma, seu fluxo de caixa ficaria muito mais organizado.

Eu te entendo bem, até porque, eu queria que fosse assim comigo também. Mas infelizmente, precisamos ser flexíveis quanto a isso, até porque, um médico tende a atender pacientes todos os dias.

Então, haverá pessoas que gostarão de pagar de forma fracionada, cada vez que visitarem o seu consultório. Outras, irão preferir pagar mensalmente.

Você precisará ser bastante flexível na hora de cobrar. Procure sempre oferecer 4 ou 5 datas diferentes, assim seus clientes se adequam ao melhor.

Mas não se esqueça, tenha o controle das datas acordadas em seu sistema de gerenciamento ou se for o caso, anotado em agenda.

Dica 3 – Dados de seus pacientes sempre atualizados

Te aconselho a sempre manter os dados de seus pacientes completamente atualizados, mesmo que eles forem bastante frequentes.

Instrua quem irá fornecer o primeiro atendimento (recepção), a sempre perguntar se os contatos telefônicos e o e-mail são os mesmos. É uma ação simples, mas que na hora de confirmar uma consulta ou efetuar uma cobrança, fará toda a diferença.

Dica 4 – Tenha um call center ativo

Muitas vezes o paciente realmente se esquece de efetuar um pagamento, em outros casos, alguns forjam o esquecimento, por isso, é importante que o médico tenha um call center ativo.

O call center ativo nada mais é do que treinar a recepcionista ou secretária para ligar para o paciente um dia útil antes da data do pagamento para lembrá-lo do compromisso, assim, você lembrará os esquecidos e evitará desculpas.

Dica 5 – Comunicação direta com seu paciente

As redes sociais, atualmente, são uma ferramenta bastante importante para o marketing médico e, claro, você pode usá-la ao seu favor para lidar com a inadimplência.

Claro que você não cobrará o seu paciente por esses meios, mas pode utilizá-los para não ser esquecido.

O ideal é que em tratamentos longos, o médico ou equipe, entrem em contato periodicamente com o paciente por meio das mídias sociais, não para cobrá-lo ou para fazer qualquer tipo de consulta, mas sim, para estreitar o relacionamento e se mostrar disponível.

No final, quanto maior a relação entre médico e paciente, mais importante será o compromisso com serviço, e consequentemente, com o pagamento.

Segundo uma pesquisa do SPC, quando o consumidor deixa de pagar uma dívida, ele sempre irá priorizar o que é mais importante em sua rotina. Se os seus serviços não forem, em sua visão, fundamental, ele não efetuará o pagamento no momento de crise.

As redes sociais podem te ajudar a deixar tudo muito mais conectado e próximo!

Espero ter te ajudado nesse aspecto. Caso tenha alguma dúvida, fale comigo!

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Obrigado e sucesso na carreira médica 🙂

Vitor Jaci

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