Dicas para Fortalecer a Marca Pessoal do Médico

Olá doutor, tudo bem?

Você já parou para pensar em sua marca pessoal?

Todo médico que atende em consultório ou clínica é uma marca!

Você sabia que você é uma marca?

Todo profissional liberal é uma marca.

E também é uma empresa.

A EUpresa

Ou como eu sempre digo, você é uma EUpresa.

Pois não é possível desvincular o seu nome do seu negócio.

A sua reputação de médico está intimamente ligada ao nome do seu consultório.

Portanto, uma imagem negativa que arranha o nome do médico influenciará na marca do consultório.

Outra característica da EUpresa, a inseparabilidade do serviço.

Diferentemente de um produto ou de um restaurante, no qual, o dono nem sempre será quem fabrica ou faz, nos consultórios, geralmente o médico é quem executa o serviço.

O seu trabalho só acontece se você o fizer, portanto, você é o seu próprio chefe, marca e empresa.

Logo, o seu nome também precisa de administração, manutenção e a grande chave do sucesso: marketing.

Portanto, desapegue do conceito encaixotado de empresa em um prédio com dezenas de funcionários.

Vamos dar ao seu nome, atenção enquanto marca e empresa.

Branding no marketing médico pessoal

O processo de construção da sua marca não dependerá unicamente dos seus esforços.

A percepção dos seus pacientes é uma parte importante nesta equação.

Portanto, estratégia de marketing nenhuma substitui o atendimento médico humanizado.

Quando a sua marca começa a se destacar você com certeza será mais procurado por novos pacientes.

E pode gerar os famosos propagandistas orgânicos.

Que nada mais é que uma propaganda gratuita e espontânea dos seus pacientes ou de pessoas que ouviram falar de você e confiam no seu trabalho.

É o que chamo de Branding.

Nada como a boa e velha propaganda boca a boca, não é?

E melhor, estas pessoas serão guardiãs do seu nome e podem te defender em sites como o Reclame Aqui.

Mas como criar uma marca de confiança associada a qualidades e características positivas?

A consolidação da sua marca deve ser pautada em elementos que aumentem a percepção de valor dos seus pacientes sobre os seus serviços.

Você pode e deve explorar os seus diferenciais neste momento.

Dicas para o médico melhorar a sua marca pessoal

Todo médico tem características potenciais para serem exploradas em suas comunicações, e assim, fortalecer a sua marca pessoal.

Esses fatores diminuem as suas barreiras de entrada no mercado da região do seu atendimento, e também poderá te ajudar a atrair parceiros e novos projetos.

Para identificar um potencial é preciso se fazer perguntas como:

Pioneiro em algo?

Se você inventou uma técnica de tratamento, este é o seu grande diferencial.

As pessoas irão te procurar por isso. Logo, é importante que isso seja reforçado em comunicação.

As pessoas não saberão se você não disser.

Método, técnica ou tecnologia exclusiva?

Ter uma técnica ou método exclusivo, te ajuda a reforçar suas competências e principalmente, te torna uma referência no assunto.

Quando um médico é detentor de exclusividade, logo a marca pessoal dele é mais valorizada.

Recomendação por outros especialistas?

Os seus colegas especialistas também poderão lhe ajudar no processo de construção e consolidação da sua marca.

Ao ser indicado por outros especialistas, logo os pacientes notam que a marca pessoal do médico vale mais.

Mas é claro que você deve conseguir a indicação deles por mérito.

Experiência em determinado procedimento?

Os pacientes tendem a valorizar médicos que demonstram ter experiência nos serviços realizados.

Seja por conta da idade, do tempo de formação ou do número de vezes que o procedimento foi realizado pelo médico.

Explorar esses pontos é positivo para a sua marca pessoal.

Livro publicado sobre a sua especialidade?

Os livros são sempre grandes impulsionadores de marcas pessoais.

Um livro dedicado ao seus pacientes e potenciais pacientes, com escrita de fácil compreensão para sanar suas dúvidas de forma eficaz sobre a sua especialidade é sempre bem vindo neste momento.

O seu foco deve estar sempre em conseguir a confiança do seu paciente.

Se ele tirar suas dúvidas com você, com certeza isso poderá aumentar a sua percepção de valor.

Espaço de atendimento de fácil acesso com infraestrutura capaz de atendê-lo?

Boa infraestrutura e acessibilidade também são elementos importantes que podem favorecer a consolidação da sua marca pessoal.

Consultórios e clínicas médicas que oferecem um ambiente aconchegante e de fácil acesso contam ponto para a marca pessoal do médico.

Outros pontos importantes para marca pessoal do médico

Além de responder essas perguntas, para identificar qual destes é o seu potencial diferencial, é importante alguns destes elementos estejam presentes na base da construção da sua marca.

Assim você saberá que está no caminho certo.

  • Você tem avaliações positivas sobre o seu serviço e atendimento?
  • Presença constante na mídia?
  • Milhares de seguidores engajados em mídias sociais?
  • Presença digital na sua região de atendimento?
  • Conteúdo de qualidade publicado na internet?
  • Você é bem relacionado com outros especialistas?

Clique Aqui e conheça 7 dicas para aumentar a credibilidade da palavra do médico

Espero ter lhe ajudado.

Qualquer dúvida sobre o processo de construção e consolidação de marca pessoal, por favor, me escreva.

Doutor, obrigado pelo seu tempo e sucesso na carreira!

Vitor Jaci – Especialista em Marketing Digital

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