Mitos e Falácias que Causam Medo e Inibem o Médico de Fazer Marketing

Olá doutor, tudo bem?

Será que realmente o médico não pode ou não deve fazer marketing?

Eu sei que é um desafio se pensar em marketing na medicina e o que se ouve por aí é que ele é antiético ou proibido, não é?

E, sei também que você anseia pelo dia em que o seu consultório estará cheio e entre os mais requisitados da sua cidade.

Mas qual é a distância entre o sonho e a realidade?

O medo!

Muitos médicos não utilizam de estratégias de marketing por medo de ficar mal falado entre os colegas e pior, ultrapassar o código de ética.

Mas e se eu te disser que é possível realizar o marketing do seu consultório de forma responsável e mesmo assim ter resultados prósperos.

O primeiro passo é ter sempre em mãos o Manual de Publicidade Médica.

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Depois disso, é preciso entender a real essência do marketing e desmistificar alguns mitos.

Os principais mitos do marketing médico

Marketing é proibido!

O objetivo do manual de publicidade médica não é proibir o marketing, mas sim impor alguns limites e guiar para que seja feito de forma ética!

Não há porquê ter medo de traçar estratégias de marketing desde que seja segura e saudável para seu consultório e pacientes.

Portanto, é possível aplicá-lo para divulgar serviços médicos.

Marketing é vendas!

É claro que o marketing também tem como objetivo atrair e conquistar novos pacientes, mas não é sua essência.

O marketing não tem início ou fim no momento em que o paciente paga pelo seu serviço.

Mas considera a satisfação do paciente em todo o processo, desde o agendamento, tratamento e recuperação.

Sendo assim, podemos concordar que o objetivo principal do marketing é a excelência no atendimento?

Em outras palavras: a experiência completa do paciente.

Então não caia nessa!

Já conseguiu imaginar um consultório sem cadeiras na sala de espera?

Veja só esse exemplo:

Em 1927, um médico de Claveland, Ohio, decidiu colocar uma cadeira em sua sala de espera em um cenário onde era comum que os pacientes esperaram por horas sem o menor conforto.

Com certeza, naquela época o médico não pensou naquilo como uma ação de marketing, mas despretensiosamente, revolucionou o modo em que os pacientes o aguardavam na recepção e fez marketing.

E tornou a cadeira na sala de espera um quesito mínimo para os consultórios.

Imagina hoje, com acesso à tantas informações e possibilidade de se reinventar?

Quem sabe você também não tem uma ideia pioneira?

Foque no bem-estar e satisfação do seu paciente que com certeza isso impactará de forma positiva na sua reputação e carreira.

Marketing é propaganda!

Constantemente você deve ouvir o contrário, mas eu te digo que marketing não é só propaganda e o porquê.

A propaganda é uma das vertentes do marketing, mas não a única.

Criar uma marca forte é fazer marketing.

Oferecer serviços de boa qualidade é fazer marketing.

Estar presente nas mídias sociais é fazer marketing.

Ter um ambiente limpo, organizado e aconchegante é fazer marketing.

Aparecer em programas de TV é fazer marketing.

Pensar na precificação dos seus serviços é fazer marketing.

Ou seja, o marketing médico é um processo grandioso, no qual, a propaganda faz parte dele.

Seja no boca a boca, na internet ou até mesmo na fachada do seu clinica, todo consultório precisa ser divulgado para ser encontrado.

Desde que o seu serviço cumpra a sua promessa e atenda à expectativa do paciente gerada pela propaganda, ela está liberada!

Marketing é enganação!

A essa altura do campeonato, espero que já esteja convencido disso.

Não existe marketing bom de produto ruim.

Atualmente, o paciente tem voz e pode difamar um médico charlatão em sites na internet, o que certamente afugentará os outros pacientes.

A essência do marketing é o cumprimento daquilo que foi prometido para garantir a satisfação do paciente através da excelência.

Ou seja, trabalhe sempre com a verdade!

Lembre-se: a melhor estratégia de marketing é se pensar na satisfação do paciente!

A sua preocupação deve estar sempre voltada à satisfação do paciente e como garanti-la: entregando aquilo que foi prometido.

Clique Aqui e conheça 5 estratégias de marketing médico proibidas pelo CFM

Você conhece algum outro mito em torno do marketing médico?

Não hesite em me escrever sobre ele.

Vamos conversar sobre isso!

Obrigado pelo seu tempo e sucesso na sua carreira!

Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico

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