O Médico Pode Divulgar Valor de Consultas e Procedimentos?

Olá Doutor, tudo bem?

Valor do Botox R$ 800,00! Será que isso pode?

Você pode divulgar preços de consultas e procedimentos na internet ou em qualquer outro canal de comunicação?

Até dias atrás não, porém agora sim!

Você sabia que a nova resolução do CFM n° 2.226/2019 revogou a proibição de divulgar preços de serviços médicos?

Veja como era o texto específico sobre o preço na resolução do CFM revogada de nº 2.170/2017:

Art. 5º
É permitida, nos termos da lei, a divulgação, de forma interna, dos valores de consultas, exames e procedimentos realizados. Fica vedado praticar anúncios publicitários de qualquer natureza com indicação de preços de consultas, formas de pagamentos que caracterizem a prática da concorrência desleal, comércio e captação de clientela.

Como você pode notar, no passado, era permitido apenas a divulgação interna de valores, agora com a nova resolução, de número n° 2.226/2019, esse artigo foi revogado.

Portanto, a partir de agora, o médico ou clínica, pode sim divulgar em sua publicidade os valores de consultas, exames e procedimentos realizados.

O que ainda é vedado, e com razão, são os anúncios sensacionalistas e apelativos.

Ex: você pode anunciar “Botox R$ 800,00 a área”, porém, não pode anunciar “temos o menor preço da cidade ou cobrimos qualquer orçamento”.

A publicidade dos preços deve ser realizada de maneira sóbria e direta, e sem nenhum apelo comercial desleal aos colegas.

Para não ter problemas com o CODAME, é válido ressaltar que divulgar preços em entrevistas continua vedado, já que as entrevistas são com caráter meramente informativo.

Qual a minha opinião sobre isso

Falar de preço na medicina sempre foi um tabu, concorda?

Seja para divulgar os preços dos seus serviços, seja para apresentar um orçamento aos pacientes.

Tem médicos que se sentem inseguros em falar de preço, outros acham anti-ético, outros preferem manter o sigilo para não se expor com colegas ou concorrentes.

Primeiro eu preciso dizer que respeito qualquer posição, afinal, eu entendo os tabus que envolvem essas questões mercadológicas na medicina.

Por outro lado, tenho certeza que muito médico irá se beneficiar dessa nova resolução e irá divulgar valores em todos os seus canais. Sejam canais pagos ou não.

O que acontecerá?

Em muitas das especialidades, principalmente a de serviços voltados a estética, o preço sempre foi determinante no processo de escolha do médico e da clínica ou do processo da venda.

Como antes não era permitido divulgá-lo, o paciente necessariamente precisava de uma consulta prévia (avaliação) para conhecer os valores.

E, isso, espantava a grande maioria de pacientes que tinham desejos, mas não estavam dispostos a “pagar para ver”.

Obviamente que o paciente ainda necessitará de uma consulta prévia, pois cada caso é um caso.

Porém, com uma média de preços na mão, certamente, o paciente irá entrar em contato com vários médicos e clínicas antes de agendar. Ele vai pesquisar mais e barganhar mais.

O resultado disso será uma competição ainda mais acirrada! Vejo médicos baixarem ainda mais as pequenas margens de lucro de seus serviços apenas para fechar em quantidade.

Vejo clínicas praticarem a divulgação de preços de forma agressiva.

Principalmente, vejo pacientes que farão ainda mais escolhas erradas, ao se deixar levar por preços baixos e não pela qualidade e competência nos atendimentos.

No final, isso será ruim para todos os envolvidos nessa rede, porque a competição dos preços obrigará o mercado a se contentar com menos lucro para sobreviver.

A competição por preço nunca foi saudável para nenhum mercado. Ela além de restringir as margens de lucro, também potencializa um dos principais diferenciais: o preço.

E quem briga por preço está fadado ao risco permanente.

Por isso, eu sempre irei lhe indicar seguir outro caminho: o da diferenciação.

Como dizia Michael Porter (Harvard Business School): uma empresa só perderá sustentar um sobrepreço se oferecer algo que seja ao mesmo tempo único e valioso para os clientes.

Por essa razão eu tenho difundido técnicas de marketing médico há nove anos nos meus canais, para você se diferenciar.

É claro que isso um dia iria acontecer na medicina, afinal, pouco a pouco, as regras de mercado se aplicam à realidade do médico.

Tenho certeza que você já compreendeu que daqui para frente, você precisará de algo mais para prosperar na medicina.

Além das suas competências técnicas, da humanização e da sua rede de relacionamento, o marketing será um dos fatores fundamentais de diferenciação.

Por isso, eu vou lhe convidar para fazer parte do Consultório Cheio, um método 100% online que eu ensino o passo a passo para você aplicar o marketing digital e se diferenciar na internet.

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Doutor, obrigado pelo seu tempo e sucesso na sua carreira 🙂

Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico

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