O Que Não Fazer de Acordo Com o CFM ao Aplicar Marketing Médico

Olá doutor, tudo bem?

Acredito que você já saiba da importância de aplicar estratégias de marketing em seu consultório, provavelmente você está aqui por este motivo.

Você quer conhecer mais sobre o assunto, entender como funciona e quais são as possibilidades, estou certo?

Provavelmente você também já sabe que dá certo e quer aprender a como aplicar o marketing no seu consultório.

Aqui neste blog você vai encontrar diversos conteúdos que com certeza lhe ajudarão a entender melhor sobre o universo do marketing na medicina.

Mas como tudo na vida tem regras, o Marketing Médico também.

Existe um anseio por parte dos médicos de praticar o marketing por medo de quebrar o código de ética de publicidade ética.

Esse medo é compreensível e muito prudente.

O seu consultório e qualquer negócio precisa de estratégias de marketing, mas todo cuidado é bem vindo, principalmente na comunicação.

As habilidades e competências do médico devem ser comprovadas e consolidadas no ofício da medicina, não em seu discurso em veículos de divulgação.

Portanto, cuidado com o que você fala por aí!

É essencial que ao se pensar em estratégias de marketing, se respeite as diretrizes da resolução da CFM.

Seguem 11 atitudes que podem colocar em risco a sua reputação e até mesmo o seu CRM.

Oferecer/induzir tratamento exclusivo

“O único apto a realizar o procedimento.” 

Você jamais pode sugerir que você é o único capaz de ajudar o paciente.

O paciente e qualquer outro consumidor tem o direito de buscar opções.

Não menospreze os seus colegas de profissão!

Divulgar infraestrutura da clínica/consultório como ideia de superioridade na região

“A clínica mais luxuosa da cidade.”

Tudo bem se preocupar com a infraestrutura e decoração da sua clínica. É Importante.

Mas invista sempre em um bom atendimento.

É por ele que você deve se destacar.

Anunciar aparelhagem de forma a lhe atribuir capacidade privilegiada

“Tecnologia exclusiva na cidade.”

O que está em jogo é a prestação de serviços e qualidade do seu atendimento.

Prometer resultados

“Resultado garantido em uma semana.”

“Garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento.”

Se tratando de um produto intangível e que se deve considerar muitas variáveis.

Não se deve prometer resultados pois estes, apesar de serem imagináveis, nem sempre as expectativas serão superadas pela realidade.

É melhor surpreender do que frustrar os seus pacientes.

Sugerir que o serviço, procedimento ou o médico são os únicos capazes de solucionar o problema;

“Apenas eu posso te curar.”

“Anunciar a utilização de técnicas exclusivas.”

Existem inúmeras possibilidades de tratamento para a maioria das patologias.

Existem inúmeros profissionais capazes!

Essa prática com certeza dirá mais sobre você do que sobre seus colegas de profissão.

Cuidado!

Divulgar tratamento cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientificamente por órgão competente;

“Novo tratamento para o…”

“Fazer propaganda de método ou técnica não aceito pela comunidade científica.”

Além de ser um risco para sua reputação, é um risco para a saúde do paciente.

Divulgue e realize apenas os tratamentos testados e comprovados seguros.

Divulgar preços de procedimentos, modalidades de pagamentos, descontos e parcelamentos;

“Desconto de 50% e 12x sem juros.”

É proibido divulgar preços ou conceder descontos como diferencial ou promoção de serviços, além de ser deselegante.

O preço deve ser informado individualmente para cada paciente, resguardando sua privacidade.

Anunciar-se como especialista sem RQE;

“Sou especialista no assunto.”

“Anunciar, quando não especialista, que trata de sistemas orgânicos, órgãos ou doenças específicas, por induzir a confusão com divulgação de especialidade.”

Realizar consultas médicas e serviços online;

“Ofereço consultas a distância.”

Oferecer consultas a distância aumenta a margem de erro do diagnóstico além de ser vedado pela CFM.

Expor a figura do paciente como forma de divulgar técnicas mesmo com a autorização do mesmo;

“Antes e depois.”

“Expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo, ressalvado o disposto no art. 10 desta resolução”

Esse tipo de divulgação só é bem vista quando é feita pelo próprio paciente.

Pois gera uma concorrência desleal entre os colegas que também realizam o procedimento, tendo em vista as grandes possibilidades e variáveis do resultado.

Utilizar verbos (venda) no imperativo

“Agenda, marque, visite, ligue”

Não se deve incitar ou encorajar o paciente de se consultar.

Quando ele tiver necessidade, ele irá te procurar.

Estas são as principais ações de marketing médico que são vedadas pela CFM.

Saiba que todas as ações acima são passíveis de denúncia e punição.

Espero que te ajude a praticar um marketing ético e saudável.

Não arrisque, tenha sempre em mãos a resolução CFM e consulte sempre a sua consciência!

Qualquer dúvida, por favor, não hesite em me escrever.

Obrigada pelo seu tempo e sucesso na carreira!

Vitor Jaci

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