Quando a Percepção do Paciente Influi no Sucesso do Consultório Médico

Olá Doutor, tudo bem?

Mais uma reflexão da série: será que o paciente avalia apenas o atendimento do médico?

Há alguns dias eu tive um encontro com um doutor que tem um currículo invejável. Ele tem uma boa formação, muita experiência prática e conta com a admiração de muitos colegas.

Ele dizia não entender o porquê alguns colegas com menos experiência conseguiam atrair mais pacientes para os seus consultórios.

É claro que cada caso … É um caso! Mas no dele, estava um pouco claro.

Por favor, reflita! Você já viu algum restaurante badalado (caro) com sujeira no chão, com garçons mau cuidados e com ambiente todo desorganizado?

O fato de se pagar mais para consumir o menu de um restaurante badalado não é apenas por conta da sua deliciosa comida.

Por mais que o steak tartare seja divino, você certamente não pagaria o mesmo preço para comer a mesma comida em um boteco de esquina.

Saiba que no consultório o mesmo acontece. Não é apenas a comida (atendimento médico) que é julgada e levada em consideração pelos pacientes.

A percepção é uma palavra aliada a satisfação!

É de vital importância para qualquer negócio, e um consultório médico é um negócio, entender que a relação cliente x empresa é toda baseada em percepções.

São as percepções que moldam as opiniões sobre o consultório e o serviço do médico.

Isso porque é um serviço intangível. O que torna praticamente impossível para o paciente avaliá-lo em um espectro técnico.

O marketing médico muitas vezes é entendido apenas como técnicas para atrair novos pacientes para o consultório, porém, a jornada do paciente também faz parte do dele.

A importância de ouvir o paciente

Quando fazemos pesquisas de opinião com pacientes, geralmente algumas respostas sobre a qualidade da clínica são baseadas na limpeza, na organização, no conforto, na comodidade e na imagem pessoal dos seus colaboradores.

Veja abaixo algumas respostas de pacientes que enaltecem os detalhes do serviço médico:

  • A clínica não tem Wi-fi disponível para os pacientes;
  • As revistas (Caras) espalhadas na recepção são de 2005;
  • Os colaboradores usam roupa desbotadas e apertadas, devido aos quilinhos a mais;
  • Os consultórios estão com a tinta descascadas;
  • A recepcionista não responde o meu bom dia;
  • O banheiro tem mau cheiro;
  • O jaleco do médico está sujo;
  • A mão do médico cheira tabaco;
  • A mesa do médico é uma bagunça.

Uma vez, uma paciente respondeu na pesquisa de opinião que ela não pretendia voltar à clínica devido a uma remela consideravelmente grande que o médico tinha nos olhos, e por isso, ela se sentiu incomodada e não conseguia prestar atenção na consulta.

Quando o paciente tem a opção de escolha, ele irá procurar hospitais, clínicas e consultórios, nos quais ele possa encontrar um ambiente condizente com os seus critérios de qualidade.

Por isso, o foco do médico muitas vezes é apenas na formação e nas qualidades técnicas, o que em um mundo ideal seria o necessário, porém, como as leis de mercado se aplicam às clínicas médicas, os pacientes fazem julgamentos de satisfação baseados também em outros pontos.

Pesquisa de opinião com os pacientes

A melhor forma de detectar as percepções inerentes ao serviço do médico é a pesquisa de opinião constante.

Quando for realizar pesquisas com os seus pacientes são três os focos principais de análise:

  1. Qualidade do serviço prestado (desempenho do médico)
  2. Qualidade do ambiente (limpeza, aroma, organização, conforto, comodidade e  quantidade de ruídos sonoros/visuais)
  3. Imagem pessoal (médicos e colaboradores)

Ao oferecer um bom serviço, em um local aconchegante e feito por gente bem apresentável, com certeza, os pacientes irão voltar e os amigos/familiares irão ouvir falar de você.Gostaria de ouvir a sua opinião!

Você já fez pesquisa de opinião com pacientes? Quais peculiaridades foram relatadas?

Obrigado pelo seu tempo e sucesso na sua carreira 🙂

Vitor Jaci – especialista em Marketing Médico

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