Questionário Perfil do Médico 2018

Olá Doutor, tudo bem?

Você sente que está preparado e que pode alcançar maiores patamares na sua carreira médica mas não sabe como?

Recentemente eu enviei um questionário para os médicos presentes na minha lista de contato.

No questionário, eu perguntava sobre o panorama atual de suas carreiras, os grandes desafios e o que realmente eles desejavam alcançar profissionalmente.

No total, obtive como resposta a opinião sincera de 283 médicos.

Como era um questionário com perguntas abertas, perguntas como:

Qual é o seu maior Desafio em Prosperar na Carreira Médica?

Todas as respostas demoraram um tempo para serem avaliadas, porém, a maioria tocaram profundamente em pontos importantes para serem discutidos.

Para sintetizar, irei relatar para você as respostas mais frequentes que os colegas relataram na pesquisa. Entre as centenas de respostas, selecionei algumas para nortear o nosso entendimento:

O que é Sucesso para você na Medicina?

A maioria dos médicos relataram que sucesso a medicina é baseado em três fatores principais:

1. Ter um consultório próprio próspero

2. Ter estabilidade financeira

3. Ter mais qualidade de vida e trabalhar menos

Essas três respostas foram assinaladas por 59% dos médicos que responderam a pesquisa. E, na pergunta aberta, podemos relatar que realmente esse é o maior sonho/desafio do médico na sua carreira.

Ter um consultório próprio próspero: não depender de plantão e convênio a vida toda, pois além de remunerar mal, os paciente se recusam a fazer os tratamentos indicados.

Principalmente, ter que fazer plantões para literalmente pagar os custos do consultório particular.

Poder realizar a medicina dos seus sonhos, mais individualizada, com mais tempo para cada paciente, e consequentemente, com pacientes que entendam e valorizam o serviço do médico.

Ter estabilidade financeira: não é ficar multi-milionário, mas poder contar com um ganho permanente todos os meses.

Obter um ganho permanente que supra as necessidades individuais, da família e do lazer, sem se preocupar em “se matar” de fazer plantões para pagar as contas do mês.

Ter mais qualidade de vida e trabalhar menos: poder estar mais presente ao lado das pessoas que ama.

A esposa que não dorme com o marido quatro noites por semana ou o pai que não vê os filhos durante os finais de semana. A médica que não consegue cuidar da sua saúde e aparência física por conta de não ter uma rotina de trabalho.

O médico que não consegue tirar férias há cinco anos porque tem um bebê novo para alimentar.

Separei duas respostas de colegas que sintetizam os três principais fatores:

Médico 1:

“O sucesso na medicina para mim é ter mais pacientes particulares no meu consultório, aumentar os meus ganhos e aliviar a minha carga de trabalho. Administrar minha clínica e minha equipe de modo a aumentar a lucratividade e diminuir o peso que recai sobre meus ombros. Encontrar um caminho que aumente o número de pacientes, a lucratividade e diminua o peso e o stress que a especialidade impõe sobre mim, o que reflete no meu relacionamento com os familiares. Trabalharia menos, teria uma equipe que aliviasse a minha sobrecarga.”
Médico 2:
“O sucesso na medicina para mim é não necessariamente trabalhar menos por cansaço, mas em diminuir o volume e focar em pacientes com mais detalhes, com mais tranquilidade interna. De fazer o que gosto e poder reinvestir na carreira, mantendo equilíbrio entre trabalho e lazer, com a possibilidade de ter estrutura física, material para atuar dignamente para mim e para o paciente: um ciclo virtuoso.”
Infelizmente, essas respostas se repetiram, e a grande maioria dos médicos que eu converso, relatam a mesma coisa.

Uma enorme dificuldade de prosperar na medicina privada, de ter ganhos regulares e de aliviar a carga de trabalho para poder cuidar de si e de quem ama.

Essa é uma realidade do médico atual. Ele é mão de obra barata nas mãos do estado e convênios. Os seus ganhos são cada vez mais baixos e a relação produtividade x ganho não está mais equilibrada.

E, por fim, a desordem das jornadas de trabalho fazem com que a vida pessoal e os relacionamentos sejam preteridos.

Tudo isso frustra quem um dia sonhou em prosperar na carreira. Quem se empenhou e fez um esforço hercúleo para passar no vestibular, se formar, se especializar etc.

Caso seja do seu interesse participar e responder a pesquisa sobre o perfil do médico brasileiro, será um prazer receber a sua resposta.

CLIQUE AQUI e responda.

Isso me ajudará a compreender a sua realidade e a oferecer soluções para os seus problemas.Doutor, obrigado e sucesso na sua carreira,

Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico

Deseja Atrair mais

Pacientes Particulares na sua Agenda?

Insira o seu e-mail principal e receba as minhas DICAS DE MARKETING MÉDICO EXCLUSIVAS