Reforçar a Dor do Procedimento é Um Erro de Marketing Médico

Olá Doutor!, tudo bem? 

Divulgar imagens de dor, de doenças, de traumas, de procedimentos e de cirurgias faz bem para a saúde do seu marketing? 

O que tenho para falar hoje é sobre um erro comum que muitos médicos cometem na hora de fazer a divulgação da clinica ou do consultório na internet.

Um erro que é cometido no Instagram, no Facebook, e principalmente, no site dos médicos.

O erro que muitos médicos cometem é o de mostrar a dor do procedimento.

Divulgar a DOR do procedimento

O que acontece é que no momento de divulgar o procedimento, muitos médicos publicam fotos de modelos ou de seus pacientes com agulhas, em cirurgias, com esfoliações e em micro-procedimentos.

Outros, utilizam a imagem do paciente adoentado e com uma nítida desordem.

Fazendo isso você coloca todo o foco da comunicação em uma só aspecto: dor. 

E por que isso é um erro?

O paciente tem medo de sentir dor

O motivo é que a cada 100 pacientes, 99 deles relatam que não desejam procurar um médico porque têm medo de sentir dor, medo de agulhas ou medo de sangue.

Enfim, medo de qualquer circunstância que cause incômodo físico ou emocional.

Então, no momento que você divulga o seu serviço e exibe o principal fator que desencadeia medo, logo o medo é reforçado.

Isso acontece muito, principalmente em áreas de dermatologia e de cirurgia plástica. 

São muitas demarcações, muito sangue, muitas esfoliações, agulhas e cortes.

Muitos médicos divulgam esse tipo de conteúdo com a intenção de mostrar ao paciente que é possível fazer o procedimento com segurança.

Porém, ao invés de tirar o medo do paciente, na verdade, isso aumenta ainda mais a insegurança.

Eles compram a transformação e não o caminho

Na publicidade é comum se dizer que as pessoas não compram o meio, na verdade, elas compram o fim (transformação).

É só você pensar em empresas como McDonald’s ou algum outro restaurante que faça publicidade.

Eles não fazem divulgação do momento do abatimento do animal, e sim, a divulgação do prato ou do sabor inconfundível do hambúrguer.

O mesmo acontece com as lojas que vendem móveis. 

Elas focam a comunicação na casa decorada e no espírito de acolhimento e não no corte da árvore.

Quase ninguém é masoquista.

Mostrar sangue, agulhas e dor de forma exagerada não é bom.

Por isso quando você faz a publicidade do meio, você tira o potencial de mostrar o fim do seu serviço.

O fim é a transformação que ele realiza.

Imagine o paciente de bariátrica, ele certamente não se sentirá confortável ao ver o vídeo da cirurgia bypass.

Então pense comigo, se você quer vender o peeling, não vai mostrar a pele do paciente descamada, o momento ou o meio do procedimento.

Você terá que divulgar o fim.

O resultado final após o procedimento. 

O que você oferece na verdade é o fim. É a transformação.

Mas talvez esteja pensando comigo: Vitor, você sabe que eu não posso mostrar o resultado final do meu paciente e nem divulgar a imagem dele.

Sim, segundo o manual de publicidade médica você não pode! 

Mas você também não pode mostrar o seu paciente com agulhas no rosto ou no meio de um micro-procedimento.

Dor do problema x Dor da solução

Uma das principais técnicas do marketing médico é a narrativa da dor.

Clique Aqui para saber mais sobre ela

Na narrativa da dor, ao divulgar serviços médicos, o ideal é explorar os detalhes da dor física ou emocional que o paciente sente.

Ou seja, o médico ao postar um conteúdo nas mídias sociais ou no site, ele irá se mostrar conhecedor do problema do paciente.

Portanto, focar na dor do paciente é assertivo.

Porém, focar na dor da solução desse problema não é.

O paciente adora ouvir os detalhes dos seus problemas, mas ele tem receios de ver as dificuldades que envolvem a solução.

Lembre-se: evite divulgar a dor do serviço médico ao fazer marketing, mas no consultório, seja o mais detalhado possível caso o paciente pergunte.

Espero que você tenha gostado da dica de hoje 🙂

Obrigado Doutor e sucesso na sua carreira;

Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico

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