5 Estratégias de E-mail Marketing que Todo Médico Deveria Enviar aos Pacientes

Olá doutor, tudo bem?

Sabemos que a comunicação verbal é vital para o relacionamento entre médico e paciente, certo?

Porém, a comunicação escrita também auxilia nesse processo, além de que ela pode ser automatizada.

Sabe como?

Você utiliza o e-mail como estratégia de marketing?

O e-mail marketing é hoje uma das maiores ferramentas de comunicação entre empresas e clientes e é capaz estreitar os laços entre ambas, além de aumentar a conversão e fidelização.

O e-mail é a forma mais responsiva de contato com os seus pacientes, já que se tratando de um canal mais formal, as pessoas abrem suas caixa de entrada frequentemente e dão atenção especial às mensagens.

E como ferramenta, ele é especial porque pode ser automatizado, ou seja, toda vez que o seu sistema detectar um novo agendamento, a execução de um novo serviço ou a saída de um paciente do consultório, um novo e-mail pode ser disparado com intúito de melhorar aquele processo.

Outro benefício é, é possível analisar o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas e planejar campanhas cada vez mais otimizadas.

Mas como o e-mail marketing pode ajudar na saúde do seu consultório?

O contato frequente com seus pacientes e potenciais pacientes é importante e essencial para que você esteja sempre na memória deles.

E isso ajuda a fidelizar.

Mas que tal aliar o útil ao agradável? Procure produzir e entregar sempre conteúdos de qualidade e úteis.

Mas como fazer?

Separei algumas estratégias de e-mail que você pode se inspirar.

Lembretes importantes

Este é um tipo de e-mail útil para ambos lados – médico e paciente -, lembrar o paciente de consultas, entrega de exame ou etapas de tratamento evitaria furos na agenda e atrasos.

É uma técnica muito apreciada pelos pacientes já que os ajudam a se organizarem melhor e evita surpresas. Além de facilitar a vida do seu paciente, otimiza o desempenho do seu consultório.

A idealização e criação desse tipo de e-mail é bem simples, os pontos essenciais são: data, hora e demais informações pertinentes ao assunto.

Confirmação de agendamento

Esta é mais uma estratégia prática e muito útil que pode trazer resultados reais na dinâmica do seu consultório.

Apesar da facilidade e adesão da internet para resolução de questões do dia a dia, algumas pessoas ainda se sentem inseguras com trâmites realizados online, como agendamento de consultas.

Então, enviar um e-mail confirmando a marcação da consulta para o seu paciente faz toda a diferença e reforça a seriedade e compromisso com que o seu consultório trata os serviços oferecidas.

Essa prática pode aumentar a percepção de confiança dos seus pacientes.

Pós-consulta

Sempre bato na tecla de que, um atendimento excelente não tem início ou fim no momento da consulta, ele deve se estender à todas as etapas, inclusive, nos pós-consulta.

Este é o momento onde você tem a oportunidade de demonstrar preocupação e empatia para com a experiência do paciente.

Além de conseguir captar avaliações do paciente. Você pode aproveitar a deixa do e-mail pós-consulta para consultar o grau de satisfação dos pacientes.

Envie questões pontuais como: O que você acha do atendimento? Você retornaria? Indicaria o consultório para amigos? Tem alguma sugestão de melhoria?

Ou melhor, envie um questionário NPS para eles.

CLIQUE AQUI e saiba como mensurar o desempenho do consultório médico com o NPS

Esta técnica ajuda na construção e manutenção da relação com seu paciente, já que além de demonstrar dedicação com ele, você também o dá voz e chance de se expressar.

Aniversários e outras datas comemorativas

Lembra do que eu disse no início sobre estar na memória do paciente?

Que tal ser lembrado também num dia especial?

Esta estratégia de e-mail reitera ao paciente de que ele não é só um nome na agenda, um número ou uma fonte de renda para o seu consultório. Demonstrar importância e afeto pelo seu paciente fora do contexto de tratamentos médicos e consultas é essencial.

Enviar e-mails de felicitações, seja em aniversários ou datas comemorativas é uma forma de dizer ao paciente de que ele é especial, e isso fortalece a relação de vocês e aumenta a percepção de valor dos seus serviços.

Divulgar conteúdo

Por fim, todo médico que deseja aplicar o marketing com eficiência sabe que deverá gerar conteúdo de qualidade ligada à sua especialidade.

Seja conteúdo nas mídias sociais ou vídeos por WhatsApp, alertar e tirar dúvidas da população solidifica a marca pessoal do médico e auxiliam no processo de escolha.

Portanto, quando você tiver uma base de e-mails grandiosa de pacientes, sempre que publicar um vídeo ou um artigo novo, basta enviar para que eles sejam os primeiros a apreciar e a se informar.

Espero que as dicas tenham lhe ajudado.

Lembre-se de usar a criatividade!

Doutor, obrigado pelo seu tempo e sucesso na carreira,

Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico

Deseja Atrair mais

Pacientes Particulares na sua Agenda?

Insira o seu e-mail principal e receba as minhas DICAS DE MARKETING MÉDICO EXCLUSIVAS