Curar Conteúdo é uma Estratégia Promissora no Marketing Médico

Olá Doutor, tudo bem?

O que o canal da osteoporose no Youtube e o perfil doutor tontura no Instagram têm em comum?

Além do fato de que os dois idealizadores dos canais serem médicos, eles também fazem uma coisa em comum:

Eles curam conteúdo de qualidade para um assunto específico.

Veja bem, a internet é uma terra do caos. Nela, as informações são desencontradas, são difíceis de se compilar em uma sequência lógica e algumas são falsas (fake news).

Sabemos que grande parcela da população brasileira recorre a internet antes de procurar o médico.

Imagine a dificuldade de um paciente que busca informações sobre osteoporose na internet:

Primeiro, esse paciente ficará perdido dentre as milhares de informações sobre essa patologia que estão catalogadas na internet. Ele não saberá por onde começar.

Mas o pior, ele estará suscetível a notícias falsas, escritas por não médicos, que querem apenas vender e lucrar sobre esse internauta.

Segundo, ele não terá a possibilidade de encontrar uma sequência lógica sobre o assunto, escrita e publicada por um especialista.

Existem milhares de posts em sites, blogs, vídeos e nas mídias sociais de médicos que falam sobre osteoporose.

Mas, nenhum deles discorre apenas sobre osteoporose, apenas o ortopedista Dr. Claudio Macini em seu canal da osteoporose.

O mesmo se aplica a tontura e com o neurologista Dr. Saulo Nader que criou o perfil @doutortontura no Instagram.

Assim como os dois, eu já conheço mais uma dezena de canais e perfis de médicos que abordam somente um determinado tema, como perfis dedicados à rinoplastia ou ao melasma.

Na linguagem do marketing: eles se posicionam.

No método médico celebridade eu abordo a questão posicionamento mais a fundo nas aulas.

A partir do momento em que eu me posiciono e crio um canal de comunicação específico, ao longo do tempo, eu conquisto uma audiência que se acostuma a buscar informações diretamente de mim.

E, na internet, informação é poder.

Por isso, transformar o seu perfil ou blog em um canal de comunicação com informações compiladas e didáticas sobre determinado tema pode ser o grande diferencial.

E, fazer isso de forma profissional e ética pode te transformar em uma autoridade na sua especialidade, aliado é claro à competência técnica (obrigação).

Quando você demonstra perícia em um assunto específico as pessoas passam a lhe ver como uma referência.

E, isso acontece até mesmo com os colegas.

Referência perante aos colegas

Dependendo da complexidade e da forma como você abordará o assunto, eles passam a visitar o seu canal constantemente e até mesmo a indicar novos pacientes para o seu consultório.

Você se torna uma fonte de conhecimento técnico.

O poder de curar bom conteúdo

Veja bem o meu caso, há mais de seis anos eu tenho um blog específico sobre marketing médico com mais duzentos artigos postados: blog www.vitorjaci.com.br

Se você procurar assuntos relacionados ao marketing médico na internet, irá encontrar milhares de conteúdos sobre o tema publicado por outras pessoas.

Mas esses artigos estão todos espalhados, sem uma lógica precisa, com algumas divergências sobre o autores.

O que deveria ajudar, na verdade, atrapalhou. No final do processo você está mais confuso.

Agora no meu blog, todos os dias centenas de médicos lêem os meus artigos e voltam para ler os novos na semana seguinte.

Eu me tornei uma fonte de bom conteúdo curado para eles.

Como curar conteúdo médico específico?

Acompanhe o exemplo:

Existem milhares de perfis de dermatologistas no Instagram, mas poucos ou nenhum sobre pele negra ou sobre preenchedores, os que têm, falam de tudo de forma genérica.

Ou seja, focam em universo vasto de informações, mas não se dedicam a um tema ou procedimento em específico.

E, isso muitas vezes pode dificultar a visibilidade do médico na internet e afetar até mesmo o peso da sua palavra, pois a concorrência genérica é maior.

Portanto, escolha dentre as suas competências aquelas que você considera mais útil e conseguirá compartilhar com mais afinco.

Veja mais este exemplo, agora, positivo:

O psiquiatra que foca apenas em fazer bons conteúdos de transtornos de ansiedade têm maior probabilidade de captar pacientes que sofrem desta patologia do que um outro especialista que aborda tudo de maneira genérica.

Pois os seguidores dele sempre irão buscar no seu perfil a fonte de informação compilada e de qualidade, geralmente eles serão mais engajados, e consequentemente, terão mais relação emocional com o especialista.

Percebe a diferença?

É claro que não basta você se posicionar em um assunto que o sucesso acontecerá, lembre-se sempre: a qualidade técnica e humanização são essenciais na medicina.

Curar conteúdo específico é apenas mais um dos caminhos dentre vários outros.

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Alguns médicos já decidiram seguir esse caminho, em breve, você encontrará o seu.

Como sempre digo: o sucesso é uma decisão.

Espero ter lhe ajudado e apresentado mais uma possibilidade.

Obrigado pelo seu tempo e sucesso na carreira!

Vitor Jaci – Especialista em Marketing Médico

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